Data Publicação: 05/12/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A segurança do paciente é um dos principais compromissos da SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde. Uma das evidências desse comprometimento foi a criação de um um grupo interno para nortear e promover ações de proteção do usuário em todos os serviços de saúde do SUS gerenciados em parceria com a Instituição, o Núcleo Institucional de Segurança do Paciente (NISP).
Partindo dessa premissa e compreendendo que a educação continuada é um dos pilares que objetivam a minimização de erros no atendimento ao paciente, a UPA Mooca, em São Paulo, realizou uma capacitação sobre ventilação mecânica.
O treinamento foi realizado na sala de emergência e contou com orientações teóricas e simulações práticas de instalação, ajuste, teste prévio e uso do ventilador mecânico, aparelho utilizado em pacientes com insuficiência respiratória.
"É de valiosa importância para a equipe de enfermagem estar preparada para atender pacientes que necessitem de uma assistência adequada e segura quando se trata de um suporte ventilatório. Manter uma equipe treinada e qualificada para este fim garante um processo e uma assistência segura para nossos pacientes que apresentam quadro respiratório agravado", disse Vanessa Iza, coordenadora de enfermagem.
"A equipe de enfermagem certificaram da importância na montagem e no auto teste do ventilador mecânico, assim como nos comandos tomando conhecimento de alarmes inadequados que podem sinalizar que algo está inadequado. Isso trará mais segurança e conhecimento técnico durante a assistência prestada", complementou Guadalupe de Campos Munhoz, enfermeira.
A UPA Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.