Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Cuidados hospitalares na residência

Serviço de Atendimento Domiciliar de Diadema completa um ano de funcionamento

Data Publicação: 27/11/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Assistência hospitalar no conforto de sua residência - essa é a principal característica do Serviço de Atendimento Domiciliar. Segundo o Ministério da Saúde, o SAD é voltado para pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e cujo problema de saúde exige maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo - mas sem a necessidade de uma internação hospitalar.

Em Diadema (SP), o Serviço completou um ano de funcionamento, totalizando quase 200 usuários atendidos pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), compostas de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), que conta com a atuação de nutricionistas, psicóloga e fonoaudióloga.

Entre os procedimentos realizados pelo SAD, estão orientações gerais ao cuidador informal (familiar) sobre: cuidados com feridas e sondas gastro-enterais e vesicais, acompanhamento e orientação nutricional, abordagem psicológica da família e manejo da dor em cuidados paliativos.

Gratidão e reconhecimento

Ao longo do primeiro ano de atuação do SAD Diadema, os funcionários presenciaram inúmeros quadros de evolução e melhora, caso do Sr. Dino Schmidt, de 62 anos. O paciente foi encaminhado para o Serviço após 45 dias de UTI e 30 de internação por conta de uma gripe que evoluiu para um quadro grave de pneumonia que exigiu, inclusive, a intubação e posterior traqueostomia.

Apesar do quadro ter sido estabilizado e permitido sua desospitalização, o usuário ainda precisava de cuidados profissionais, pois saiu de alta com sonda de alimentação, traqueostomia e uso de oxigênio artificial. E foi aí que a equipe do SAD entrou em cena para suprir todas as necessidades de saúde do Sr. Dino que, emocionado, relata sua experiência:

"Pensei que o serviço que seria prestado em domicílio não seria um serviço bom... das coisas públicas a gente tende a desconfiar, contudo, fui surpreendido. Além do serviço que os profissionais prestaram para a gente, de excelência, ganhei amigos. Gostaria de agradecer."

Orientações aos familiares que residem com o paciente também fazem parte das atividades da equipe, a fim de capacitá-los para dar continuidade ao tratamento nos momentos de ausência dos profissionais e/ou no caso de alta do Serviço.

O SAD Diadema é um Serviço da Secretaria Municipal de Saúde gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

Para ser atendido pelo SAD, é necessário ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do usuário.

x