Data Publicação: 24/11/2023
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Promover uma cultura de segurança é um dos compromissos da SPDM/PAIS, por meio da criação, implementação e monitoramento de iniciativas que minimizem riscos aos usuários e profissionais, tendo como base as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Em Fortaleza (CE), as dez unidades da Secretaria Municipal de Saúde gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, participaram da 4ª Campanha de Segurança do Paciente, que teve como tema "Comunicação Efetiva entre os Profissionais de Saúde", baseada na Meta Internacional número 2.
A Campanha, que ocorreu de forma concomitante em todos os serviços, contou com o apoio e ações realizadas pelo Escritório da Qualidade, Educação Permanente e membros do Núcleo de Segurança do Paciente de cada unidade.
Vale destacar o sucesso de público das atividades, que atingiram 100% de participação, incluindo funcionários terceirizados, totalizando mais de 1600 pessoas.
"É um marco histórico conseguir capacitar 100% dos profissionais em todos os serviços. Essa conquista representa a superação de uma meta, como também um compromisso contínuo com a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados que oferecemos", comenta Aline Mendonça, coordenadora da qualidade da SPDM/PAIS em Fortaleza.
Certificado
O encerramento da 4ª Campanha de Segurança do Paciente contou com uma cerimônia para a entrega de certificados, com a presença dos gestores de todos os serviços participantes, que incluem o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro, além de Policlínicas, Unidades de Atenção Primária à Saúde e o Programa Melhor em Casa.
"Participar da entrega de Certificados referente à 4ª Campanha de Segurança do Paciente representou a consolidação de um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido com muito esmero. Muito embora haja tanto a percorrer, a cerimônia foi marcada pela celebração do muito que já alcançamos e das tantas vidas que alcançamos. Gratidão à SPDM/PAIS pelo momento tão significativo e, sobretudo, por sempre impulsionar as boas práticas assistenciais.", ressalta Ítalo Castelo Branco, supervisor de enfermagem e coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente da Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues.
Na ocasião, também foi realizada a abertura da 5ª Campanha de Segurança do Paciente, que teve como tema: "Compartilhar conquistas para avançar", com base no tema proposto pelo Ministério da Saúde em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Brasil.
"Nossa jornada na busca da excelência em segurança do paciente continua. Quando trabalhamos juntos com um propósito comum, podemos superar desafios e alcançar resultados excepcionais. Juntos, estamos fazendo a diferença na vida de nossos pacientes e na qualidade de nosso atendimento", conclui a coordenadora Aline.
Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente
01 - Identificar corretamente o paciente
02 - Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde
03 - Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
04 - Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
05 - Higienizar as mãos para evitar infecções
06 - Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão