Data Publicação: 11/09/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Relaxamento, fortalecimento de vínculo, confiança e equilíbrio físico e emocional - estes são apenas alguns dos benefícios que a Shantala, técnica indiana de massagem para bebês proporciona. Além disso, a prática estimula as articulações e a musculatura, auxilia o desenvolvimento infantil e facilita movimentos como rolar, sentar, engatinhar e andar. Deve ser aplicada pelo pai ou pela mãe visando o fortalecimento do vínculo.
Por todos os benefícios que oferece para a saúde física e mental, a Shantala foi tema de oficinas realizadas pela SPDM/PAIS nas Unidades Básicas de Saúde das regiões sudeste e norte de São Paulo. Foram ofertadas 120 vagas, abertas a profissionais de diferentes categorias profissionais, totalizando na formação de 4 turmas com cerca de trinta pessoas cada.
As capacitações são conduzidas pela professora Maria das Graças Barreto da Silva, que atua há quase 30 anos com o Programa de Extensão Universitária Massagem com Bebês (GEMEB) da UNIFESP, que fornece orientações sobre o que é, para que serve e como aplicar a massagem no que diz respeito aos toques, pressão, movimentos, partes do corpo e duração. Além disso, as oficinas contam com atividade prática, na qual a docente mencionada instrumentaliza os participantes na aplicação da Shantala, com bonecos do tamanho de bebês de colo.
"Curso maravilhoso, excelente. Além dos cuidados, nos ensina a ter empatia, respeitar limites tanto da mãe quanto do bebê", comenta Danielle Alves, auxiliar de enfermagem,UBS São Vicente de Paula.
A intenção é que, devidamente capacitados, os profissionais passem os conhecimentos adiante, ensinando os usuários das respectivas unidades.
"O projeto teve como principal objetivo capacitar aproximadamente 120 profissionais, sendo 1 por unidade, através de grupos educativos, possibilitando a oferta dessa prática pelas unidades de saúde que poderão ensinar mães e pais dos territórios a estimularem o desenvolvimento neuropsicomotor de seus bebês com a técnica, além de ampliar o vínculo afetivo, proporcionando o aumento do cuidado da primeira infância dos usuários do SUS", pontua Naysla Pimentel da Silva, coordenadora de Saúde Integrativa da SPDM/PAIS."
O Projeto Oficinas de Massagem com Bebês - Shantala, é uma realização da SPDM/PAIS, das Coordenadorias Regionais de Saúde Sudeste e Norte e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).