Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Arte e saúde mental

CAPS da região de Perus/Pirituba promovem sarau

Data Publicação: 09/06/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Em maio, acontece o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), movimento que defende o tratamento em sociedade de pessoas com transtornos mentais, ao invés da internação em hospitais psiquiátricos.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são alguns dos serviços que surgiram em resposta à Luta, e que hoje compõem a rede pública de atenção psicossocial dos territórios, oferecendo acolhimento diário por equipe multiprofissional, sem a necessidade de agendar consultas. Por isso, ao longo do mês, diversos CAPS e outros serviços de saúde mental se mobilizam para fortalecer e celebrar as conquistas da Luta.

Em São Paulo, na região de Pirituba e Perus, os CAPS Adulto Pirituba-Jaraguá e Perus, o Álcool e Drogas Pirituba Casa Azul, e o CAPS Infantojuvenil Perus organizaram o Sarau da Luta Antimanicomial, com uma diversa programação artística para trabalhadores, usuários dos serviços e seus familiares e a comunidade em geral.

O evento aconteceu no Parque Jardim Felicidade e contou com oficinas de mandala e de flores de papel crepom, além de um quadro colaborativo de grafite pintado pelos participantes ao longo do dia.

"As práticas expressivas e corporais, desenvolvidas nas oficinas terapêuticas de arte e cultura e no Sarau, compõem as ações previstas nos projetos dos usuários, e possibilitam a ampliação de repertórios de vida, a valorização das diversas formas de se expressar socialmente e a reabilitação psicossocial", comenta Vilmar dos Santos, gerente do CAPS AD III Pirituba Casa Azul.

Sessões de meditação guiada, yoga e lian gong (prática da Medicina Tradicional Chinesa voltada para prevenir e tratar dores no corpo por meio da repetição de determinados movimentos corporais) também fizeram parte das atividades oferecidas.

Além disso, foram realizadas oficinas de hip hop, apresentação musical de samba e apresentações de dança cigana e dança afro - estas últimas feitas pelos CECCOS - Centros de Convivência e Cooperativa da região.

Para Carla Vendler, gerente do CAPS IJ II Perus, "o Sarau foi uma ação integrada de grande importância para a troca de afetos, cuidado mútuo e expressão de arte e cultura, além da ocupação de espaços públicos".

Os CAPS responsáveis pelo evento são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

O Centro de Atenção Psicossocial

Segundo o Ministério da Saúde, CAPS são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

Copie e cole o endereço a seguir em seu navegador para saber mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/caps

x