Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Dia Mundial da Doação de Leite Materno

Hospital de Fortaleza comemora data incentivando a prática

Data Publicação: 09/06/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Em maio acontece o Dia Mundial da Doação de Leite Materno (19/05), quando serviços de saúde se mobilizam para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, além de fortalecer a discussão sobre a importância da amamentação.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza (CE), a data foi comemorada com uma homenagem às mães que fazem doações ao Posto de Coleta de Leite Humano da unidade (único do município que funciona 24 horas), como uma forma de agradecê-las pelo gesto.

O evento contou com a exibição de um vídeo com depoimentos emocionantes de mulheres que doam seu leite ao PCLH, relatando como se sentiram ao fazer sua contribuição e saber que estão ajudando a salvar vidas - o leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso ou cuja mãe não conseguiu amamentar por alguma questão de saúde. E também é enviado ao Banco de Leite da maternidade-escola do município, a qual o PCLH do Hospital é vinculado.

"Me senti muito feliz em poder ajudar outras crianças, pois quanto mais a gente doa, mais a gente recebe", comenta Marina Oliveira Tavares, mãe doadora do PCLH.

Além disso, a equipe do Posto de Coleta HNSC fez questão de entregar às doadoras certificados de gratidão e fotografias suas com seus bebês, registradas pela equipe e algumas cedidas pelas mães.

"[Foi um] momento importante para a equipe e pacientes, pois enfatizou-se um tema salutar para o desenvolvimento dos bebês e suas mães. Estimular boas práticas de aleitamento materno é transformador e nos mostra um lado da assistência lindo e acolhedor", relata Darrielle Gomes, gerente de enfermagem.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS , Organização Social de Saúde.

Amamentação

O leite materno é rico em proteínas, açúcar, vitaminas e minerais, proporcionando tudo o que o bebê precisa para se desenvolver de forma adequada. Inclusive, até os seis meses de vida é recomendado pelo Ministério da Saúde que este seja o único alimento oferecido, dispensando sucos, chás e até água, já que cerca de 90% do leite materno é composto desse líquido.

Além disso, por suas propriedades imunológicas, é considerado como a primeira vacina do bebê, protegendo-o de doenças contagiosas, alergias, infecções no trato gastrointestinal e infecções respiratórias, entre outras doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

Para saber como se tornar uma doadora, copie e cole o link abaixo em seu navegador ou entre em contato com o Posto de Coleta do HNSC: (85) 4042-6750.

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/banco-de-leite-humano#:~:text=A%20doa%C3%A7%C3%A3o%20de%20leite%20materno,saud%C3%A1vel%20por%20toda%20a%20vida.

x