Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Campanha de higienização das mãos

Prevenção e controle de infecções no Hospital da Criança de Fortaleza

Data Publicação: 07/06/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O Hospital Dra. Lúcia Ribeiro, em Fortaleza (CE) realizou no mês de maio uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos (05/05). Organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a iniciativa contou com orientações in loco para os profissionais da assistência sobre a importância da higienização das mãos como uma das principais medidas de prevenção de infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

No decorrer do evento foram distribuídos frascos com álcool em gel para o incentivo da prática, e os pacientes também foram alcançados pela ação, por meio de uma atividade lúdica que revelava sujeiras invisíveis presentes nas mãos.

Ao longo do mês de maio foram realizadas outras ações, como confecção de cartazes com frases e imagens de incentivo à higienização das mãos, além da exibição de vídeo apresentando as diretrizes da ANVISA sobre o tema.

"Foi um momento ímpar de troca de conhecimento e mitigação de dúvidas, tivemos a oportunidade de relembrar sobre o protocolo assistencial de higiene das mãos", comenta Michely Oliveira, enfermeira.

O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x