Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

#VOCEEMFOCO na UBS Mazzoni

Unidade realiza Dia D com série de ações de promoção à saúde

Data Publicação: 22/05/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A Unidade Básica de Saúde Luiz Ernesto Mazzoni, em São Paulo, e todas as demais UBSs da região do Ipiranga realizou a campanha de promoção e prevenção à saúde #voceemfoco, que aconteceu em um sábado, a fim de alcançar usuários que não conseguem comparecer a uma unidade de saúde durante a semana.

Na ocasião, a UBS se organizou em diferentes "estações" temáticas, oferecendo à população os seguintes cuidados sem a necessidade de agendamento:

Avaliação de risco de doenças cardiovasculares, consulta médica e odontológica, orientações/esclarecimento de dúvidas sobre o uso correto de medicamentos e atualização da carteira de vacinação com foco na declaração de vacina atualizada (DVA) das crianças e adolescentes para serem entregues nas redes de ensino, uma parceria da rede pública de ensino e SUS.

"A abertura da UBS em um sábado facilita para quem não consegue ter acesso aos serviços durante a semana, sendo uma excelente oportunidade de deixar tudo em dia", ressalta Patrícia Nacarato, agente de promoção ambiental.

O evento contou também com a aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa da Atenção Básica (AMPI), que consiste em um questionário cujas respostas permitem à equipe de saúde analisar as condições sociais, físicas, cognitivas e funcionais do usuário e, assim elaborar planos de cuidado específicos de acordo com a necessidade de cada um.

Por fim, foram realizadas sessões de PICS nos grupos de tabagismo e Lian Gong, grupos de ansiedade e Tai Chi que fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). As PICS consistem em recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.

"Acolher a população em um olhar de cuidado, faz com que cada dia mais tenhamos amor ao SUS", comenta Marcos Dantas, gerente.

Para chamar a atenção da população para o Dia D, a equipe confeccionou itens decorativos com materiais reciclados como: filmadora, câmera fotográfica, claquete e plaquinhas divertidas.

A UBS Luiz Ernesto Mazzoni é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x