Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Semana da Enfermagem na UPA MOOCA

Profissionais são homenageados com programação especial

Data Publicação: 22/05/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A Unidade de Pronto Atendimento Mooca, em São Paulo, realizou uma semana repleta de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Enfermagem (12/05). O evento contou com palestras sobre motivação e saúde mental e sessões de escalda-pés e massagem para promover momentos de autocuidado e de relaxamento.

"Foi importante para exaltar o trabalho dos profissionais da enfermagem, que dispensam atenção direta à população. Nesse momento eles puderam realizar atividades de bem-estar e atividades descontraídas que geram sensações positivas", comenta Rafael Prudente, assistente social.

Também foi realizada uma atividade lúdica para reforçar as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. A ação foi inspirada na brincadeira de amarelinha e consistiu em jogar o dado e responder qual meta representa o número evidenciado, ex: dado mostra o número 2 - meta 2 de segurança do paciente, além de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde.

Um lanche da tarde com mesa farta e o sorteio de brindes complementaram a programação da semana de enfermagem, que foi organizada de forma a não interferir no atendimento à população.

"O objetivo da ação foi voltada para o reconhecimento de todos os profissionais, podendo dar visibilidade ao protagonismo da equipe de enfermagem, e despertar a valorização da categoria. Sabemos das dificuldades e obstáculos diários que esses profissionais enfrentam, portanto eles merecem todos os gestos de carinho", comenta Vanessa Iza, coordenadora de enfermagem.

A UPA Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x