Data Publicação: 23/02/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Com a temática do carnaval, a UBS Vila Campestre teve seu próprio bloquinho "Arrastão de Prevenção" que reuniu alguns parceiros da saúde que foram para uma praça conhecida como "Feira Livre" para orientar a população em situação de rua sobre cuidados com a saúde, e diversas formas de se prevenir contra doenças e agravos ligados a vigilância epidemiológica, como: HIV, sífilis, hepatites e as outras IST, tuberculose.
O intuito da Unidade junto da equipe de saúde, foi reunir moradores em situação de rua para uma avaliação e coletar escarro para exame de tuberculose, através de uma tenda montada em uma praça nas proximidades da UBS. No decorrer da ação, os usuários puderam contar com apoio da equipe "Consultório na Rua", que distribuiu absorventes higiênicos para as mulheres que, por sua condição atual, nem sempre têm acesso a este item.
Também foram entregues embalagens de hipoclorito de sódio, produto utilizado para lavagem de verduras e purificação da água para consumo humano, eliminando as bactérias que causam problemas gastrointestinais. Na ocasião, foi ressaltado que o item é distribuído gratuitamente em todas as farmácias das UBS. Além disso, foram entregues kits com preservativo feminino, masculino, panfletos informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e kits de higiene bucal com escova e creme dental. E também os agentes comunitários de saúde de promoção ambiental conseguiram voluntários que se sensibilizaram com a causa e fizeram doação de água, suco, lanche e brincos. E toda estrutura e logística (mesa, cadeira, tenda, enfeites, caixa de som, cartazes) para que o evento acontecesse.
Por fim, os participantes receberam máscaras faciais de proteção para prevenção da COVID-19, já que a pandemia ainda não acabou.
"Fiquei muito feliz de ver pessoas saindo de lá com muitos itens, que nem cabiam em suas mãos e bolsos. Uma população que está em vulnerabilidade muito grande, e que precisa de atenção, apoio e cuidado em saúde. Uma fala que me marcou bastante foi quando uma moradora me disse: "Nossa moça, estou precisando tanto disso aqui" (com o absorvente na mão)", diz Vanessa Leonel Peterka, gestora ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), parceiro da UBS para realização do Carnaval da Saúde.
O evento contou também com a presença da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Vila Mariana/Jabaquara, que conversou com os participantes sobre doenças transmitidas por roedores, escorpiões, aranhas e o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya), enfatizando os principais canais de comunicação e medidas para eliminação desses animais indesejados. O PAVS reforçou a importância de realizar o descarte correto dos resíduos, destacando que a proliferação destes animais está diretamente ligada a restos de alimentos deixados na praça, ambiente onde a população em situação de rua dorme.
Pensando nos Pets
A maioria das pessoas não tem noção da importância de se castrar um bichinho de estimação, o que evita ninhadas indesejadas, o aumento da população de animais de rua e o consequente abandono. Além disso, a castração evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como a TVT " Tumor Venéreo Transmissível " que infelizmente é comum em animais. Diante disso, o evento realizado pela UBS Vila Campestre contou também com orientações sobre a castração e vacinação de cães e gatos - serviços oferecidos gratuitamente pelas Unidades de Vigilância em todo o município.
A UBS Vila Campestre é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.