Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Carnaval de Rua 2026

SPDM-PAIS e Prefeitura de São Paulo fortalecem parceria na gestão dos postos médicos

Data Publicação: 10/02/2026

Redação: COMUNICAÇÃO

Parceria garante estrutura moderna, atendimento qualificado e inovação tecnológica para a segurança dos foliões

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM-PAIS) reforçou a parceria com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante o Carnaval 2026, contribuindo para a ampliação do cuidado, da prevenção e da segurança dos foliões em toda a cidade.

Para este ano, a Prefeitura organizou uma ampla estrutura de apoio à saúde que será utilizada ao longo de oito dias de operação. Nos dias 7 e 8 de fevereiro (pré-carnaval), 14, 15, 16 e 17 de fevereiro (Carnaval) e 21 e 22 de fevereiro (pós-carnaval). A cobertura contará com 80 postos médicos distribuídos pelos circuitos dos blocos, 95 ambulâncias, sendo 75 básicas e 20 UTIs móveis, além da atuação integrada de 1.920 bombeiros civis.

Imagem

(Foto: Prefeitura de São Paulo)


Cada posto contará com equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais administrativos, totalizando 960 profissionais de saúde em campo.

"A tenda de Saúde que nós vamos oferecer para a população este ano não é como a dos outros anos. Estamos fornecendo uma mini-UPA dentro dos megablocos, com toda a infraestrutura de atendimento para urgência e emergência, para receber o paciente e mantê-lo em observação, sem precisar sobrecarregar os serviços de saúde", detalhou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Os postos médicos contarão com climatização, geradores de energia e maior estabilidade para atuação em situações de altas temperaturas e chuvas intensas. A estrutura inclui triagem, leitos de observação e salas de emergência, espelhando o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


Imagem

(Foto: Prefeitura de São Paulo)

As equipes estarão preparadas para resposta avançada a situações de gravidade clínica, com desfibriladores, medicamentos para intervenções imediatas, soroterapia, instrumentais cirúrgicos para emergências e equipamentos para acesso avançado de via aérea, como intubação e ventilação mecânica.

A Sala de Situação contará com responsável técnico médico do evento e prestadores de serviços contratados, além de profissionais da SMS. O espaço acompanhará em tempo real o deslocamento das ambulâncias e o atendimento realizado dentro do posto médico. No local é decidido e direcionado os casos que vão para os hospitais. A sala dispõe de médicos e espaço com tecnologia de áudio e vídeo em tempo real.

Imagem

(Foto: Prefeitura de São Paulo)

"A operação de saúde no Carnaval é um grande trabalho coletivo. Estamos à disposição da Prefeitura para contribuir com nossa expertise em gestão de saúde, planejamento operacional e inovação, garantindo que cada atendimento aconteça com qualidade, agilidade e cuidado. Nosso compromisso é estar ao lado da cidade e das pessoas, promovendo um Carnaval mais seguro para todos", destacou a coordenadora da operação de Carnaval, Melissa Hungheria Benincasa.

Imagem

(Foto: Prefeitura de São Paulo)

Durante todo o período do Carnaval, as estruturas permanentes da rede municipal, como UPAs, AMAs, Samu e Hospitais Municipais, seguem funcionando normalmente, garantindo a continuidade do atendimento à população.

A atuação da SPDM/PAIS no Carnaval de São Paulo reforça a missão da instituição com a gestão qualificada dos serviços de saúde, a inovação tecnológica e o fortalecimento das políticas públicas de cuidado, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, garantindo mais segurança, acolhimento e saúde para milhões de foliões.

Imagem

(Foto: Prefeitura de São Paulo)


Com fotos e informações da SMS da Prefeitura de São Paulo


Saiba mais: Prefeitura traz nova estrutura de postos médicos durante Carnaval de Rua 2026