Data Publicação: 09/02/2026
Redação: SARAH MARMO AZZARI
O objetivo foi chamar a atenção do público jovem para a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais
A UBS Vila Moraes, em São Paulo, escreveu e gravou uma música para conscientizar, de forma lúdica, a população sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis e da gravidez na adolescência.
No ritmo do funk, a equipe abordou os principais métodos contraceptivos (preservativo, pílula anticoncepcional, injeção, implante etc) e a importância do planejamento reprodutivo para o público adolescente, além de reforçar que as Unidades Básicas de Saúde estão à disposição para sanar dúvidas e fornecer orientações sobre o tema.
A música foi apresentada em escolas da região ao longo do mês de fevereiro, durante o período dos eventos temáticos de carnaval.
A ideia de aliar saúde e educação sexual à música, foi se aproximar do público jovem, utilizando uma linguagem atual e culturalmente próxima à realidade dos adolescentes.
"O objetivo foi quebrar tabus e mostrar que falar sobre sexualidade e prevenção pode " e deve " ser feito de forma clara, respeitosa e sem preconceitos. A música é uma forma poderosa de comunicação. Quando a informação vem acompanhada de alegria e identificação, ela alcança mais pessoas ", destaca Sivaldo Oliveira da Silva Junior, enfermeiro.
A UBS Vila Moraes é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente o gerenciamento de 363 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).