Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Janeiro Branco

Unidades de Saúde promovem ações de promoção à saúde mental

Data Publicação: 02/02/2026

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Ações integradas também estimularam qualidade de vida de usuários e profissionais

O mês de janeiro, por ser o primeiro do ano, é comumente reconhecido como um período de planejamento, definição de metas, (re)começos, expectativas e reflexões. Estrategicamente, é nesse momento que acontece o Janeiro Branco, movimento voltado para alertar a sociedade sobre a importância da saúde mental.

Na SPDM-PAIS, a campanha foi abraçada por diversas unidades de saúde da gestão pública, por meio da realização de ações internas e externas voltadas para funcionários e usuários dos serviços. Confira:

UPA Central Rosali Monteiro da Silva (Santo André - SP)

Ao longo do mês de janeiro, foram realizadas atividades voltadas ao cuidado emocional, ao autocuidado e à importância de buscar apoio psicológico diante das demandas e desafios do ambiente de trabalho. A iniciativa promoveu momentos de orientação, reflexão e diálogo, abordando temas como ansiedade, depressão, prevenção do burnout, empatia e equilíbrio emocional.

Como resultado, os profissionais demonstraram maior abertura ao diálogo, mais atenção aos próprios limites e ao estresse do dia a dia, além de se sentirem valorizados pela instituição. 

"Participar da palestra foi uma experiência muito enriquecedora. O conteúdo abordado trouxe reflexões importantes sobre autocuidado, empatia e a importância de falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho. Iniciativas como essa demonstram a preocupação da empresa com o bem-estar dos colaboradores e contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, respeitoso e produtivo", disse Adriana de Jesus, auxiliar administrativa.

CAPS III Álcool e Drogas Espaço Fernando Ramos (Diadema - SP)

O serviço promoveu a ação Arte em Branco: Saúde Mental em Cena, utilizando diferentes linguagens artísticas como ferramentas de expressão, cuidado e reflexão sobre a relação entre arte e saúde mental.

A atividade valorizou o protagonismo dos usuários, reconhecendo e dando visibilidade às produções culturais criadas por eles. A programação contou com a primeira mostra de artes em tela, além de apresentações do coral, dança com balé do improviso, karaokê, exposição de pinturas, decoração temática e lembrancinhas produzidas na oficina "Com Eles, por Eles e para Eles".

A ação estimulou o diálogo sobre emoções, sentimentos e novos começos, contribuiu para o combate ao preconceito relacionado à saúde mental e fortaleceu a integração entre usuários, profissionais e comunidade.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil e realiza, meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), o gerenciamento de 363 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

x