Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Janeiro Branco no território

UBS Vila Nova York promove reflexão sobre saúde mental e auto cuidado no ambiente de trabalho

Data Publicação: 02/02/2026

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

 Iniciativa promoveu diálogo sobre saúde mental, estimulando protagonismo emocional e acesso aos serviços do SUS.

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional no ambiente profissional, a UBS Vila Nova York realizou a ação Janeiro Branco: Saúde Mental e os Determinantes de Saúde, em uma metalúrgica da região. A iniciativa buscou estimular o protagonismo emocional, a ressignificação de sentimentos e a construção de metas de autocuidado para o ano de 2026.

A ação apresentou o conceito do Janeiro Branco como um convite à reflexão sobre o cuidado com a mente ao longo de todo o ano. Durante a abordagem, foram discutidos sinais de alerta relacionados ao sofrimento emocional e compartilhadas orientações práticas para manter uma rotina de vida mais equilibrada, considerando aspectos como organização do tempo, autoconsciência emocional e qualidade das relações interpessoais.

Na ocasião, os profissionais apresentaram aos participantes os dispositivos de apoio psicossocial e os grupos disponíveis no território, reforçando a Atenção Primária como espaço de acolhimento, escuta e cuidado contínuo. A discussão também abordou os determinantes externos da saúde mental, com destaque para o papel terapêutico do contato com a natureza na redução dos níveis de ansiedade, estresse e fadiga mental.

Para estimular a participação ativa, foi realizada uma dinâmica com bolinhas coloridas. Cada participante descartou uma bolinha representando um sentimento que não desejava mais nutrir e, em seguida, depositou outra simbolizando um planejamento ou atitude para o ano de 2026 capaz de promover emoções positivas. 

A ação contribuiu para a quebra de estigmas relacionados à saúde mental, especialmente entre o público masculino predominante entre os participantes, ainda fortemente marcado por crenças culturais que associam o cuidado emocional à fragilidade. No contexto do trabalho, a iniciativa promoveu melhora na interação social, redução da carga de estresse, maior controle da ansiedade e reflexões pessoais que podem repercutir positivamente no desempenho das funções laborais.

Entre os resultados alcançados, houve um aumento da procura pelos serviços de saúde e a ampliação do acesso à saúde pública, reforçando a importância de levar ações de promoção da saúde a públicos que, muitas vezes, não conseguem se deslocar até uma Unidade Básica.

"A maioria dos participantes era homens, colaboradores operacionais de diferentes setores e culturas. Apesar das diferenças, surgiram relatos muito semelhantes sobre emoções, desafios e objetivos de vida, mostrando como o cuidado em saúde mental é uma necessidade comum", destacou Victor Diniz, psicólogo.

"Sempre fui muito bravo e estressado. Ano passado tive um infarto e não procurei tratamento. Depois da conversa de hoje, percebi que preciso me cuidar e buscar ajuda", afirmou Bruno de Jesus Barros Rodrigues, Auxiliar de Produção.

A UBS Vila Nova York é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza o gerenciamento de 363 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações