Data Publicação: 30/01/2026
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Encontro com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR) sensibiliza profissionais para a racialização do cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes.
O CAPS Infantojuvenil II Perus, em São Paulo, realizou uma ação com foco no Letramento Racial e na Racialização do Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil, contando com a participação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR). A iniciativa teve como objetivo fortalecer o olhar crítico e sensível da equipe para as questões raciais que atravessam o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes.
A atividade buscou promover o letramento racial institucional, sensibilizando os profissionais quanto à importância de reconhecer o racismo como determinante social da saúde, especialmente no campo da saúde mental infantojuvenil. A proposta também reforçou o compromisso do serviço com os princípios do SUS: equidade, universalidade e integralidade, fundamentais para a construção de práticas de cuidado mais justas e inclusivas.
Durante o encontro, foi apresentada a atuação do CRPIR na promoção da igualdade racial, seguida pela discussão de conceitos centrais como racismo estrutural e institucional, letramento racial e seus impactos diretos nas práticas em saúde. A equipe refletiu sobre os efeitos do racismo no desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes, além de debater a racialização dos processos de sofrimento psíquico, das violências vivenciadas e das barreiras de acesso aos serviços de saúde.
"Foi muito esclarecedor, dinâmico e reflexivo, contribuindo significativamente para a prática profissional", disse Willy Barbieri de Oliveira, enfermeiro.
O CAPS IJ II Perus é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza o gerenciamento de 363 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).