Data Publicação: 22/12/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Equipes se mobilizaram para humanizadas fortalecem vínculos sociais, estimulam o convívio comunitário e contribuem para o bem-estar físico, emocional e social dos usuários do SUS.
O mês de dezembro é tradicionalmente marcado por celebrações, encontros em família e renovação de sentimentos. Nos serviços de saúde da gestão pública administrados pela SPDM/PAIS em São Paulo, o período também se tornou uma oportunidade de cuidado ampliado, acolhimento e promoção da saúde, por meio de apresentações musicais e ações lúdicas que estimulam a socialização, o fortalecimento de vínculos e a participação ativa dos usuários.
Confira algumas das atividades realizadas:
Programa Acompanhante de Idosos Vila Guarani
O serviço promoveu um evento com música, dança, apresentação de cantata natalina realizada pelos próprios idosos do Programa e apresentação de uma retrospectiva em vídeo das ações desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades possibilitaram a troca de experiências e vivências entre os participantes, fortalecendo vínculos afetivos e comunitários. Além disso, estimularam o acesso ao lazer e à cultura como estratégia de cuidado em saúde, contribuindo para o bem-estar emocional, físico e social dos idosos.
PAI Vila Ema
A confraternização do PAI Vila Ema contou com um baile com clássicos dançantes e sucesso antigos, estimulando os idosos a recordarem bons momentos do passado. O evento teve também a participação do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP), com um repertório de canções natalinas.
Além disso, foram realizadas atividades lúdicas com direito a distribuição de prêmios simbólicos para os vencedores.
A UBS Iguaçu se mobilizou para uma cantata de natal diferente. Os profissionais selecionaram doze pacientes em situação de vulnerabilidade social para receberem, em suas casas, a cantata.
Os usuários foram surpreendidos pela equipe, que como um grande coral entoou as canções Aleluia, de Gabriela Rocha, e "Quero Ver Você Não Chorar", de Edison Borges de Abrantes.
Durante a ação, foram distribuídas cestas básicas, fruto de doações.
"A gente quer trazer um pouquinho de esperança, alegria, conforto, fortalecer o vínculo, mostrar que a gente se importa com eles. É um momento bem construtivo, emotivo, não só para o paciente, mas também para nós, porque é um ganho. A equipe fica fortalecida, unida", comenta Andressa Augusto, gerente.
HMPII/CER - Rio de Janeiro (RJ)
Promoveu a visita do Papai Noel da Linha Infantil do Complexo, resgatando a ludicidade, a esperança e a humanização no ambiente hospitalar. A iniciativa proporcionou momentos de alegria às crianças internadas e em atendimento, com a entrega de presentes e atividades simbólicas que transformaram a unidade em um espaço de acolhimento e celebração.
Além de favorecer o bem-estar emocional, a ação contribuiu para experiências positivas durante o tratamento e para a redução dos impactos emocionais da internação. Também fortaleceu o engajamento, a união e o espírito de solidariedade entre os colaboradores, reafirmando o compromisso institucional com um cuidado que vai além do aspecto clínico, valorizando o bem-estar emocional como parte essencial do processo de recuperação.
Os serviços de saúde mencionados pertencem à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e são gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).