Data Publicação: 17/11/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
No dia 5 de novembro, os Programas Acompanhante de Idosos (PAI) Vila Gumercindo, São Vicente de Paula, Guarani Vargas e Jardim Lourdes, que abrangem os territórios Vila Mariana, Ipiranga e Jabaquara promoveram o 1º Encontro de Educação Permanente do PAI.
Realizado no município de São Paulo, o encontro teve como propósito fortalecer e atualizar os conhecimentos das equipes, com foco no atendimento humanizado e qualificado à pessoa idosa, alinhado aos princípios de cuidado, cultura de paz e acolhimento.
A programação contou com mesa de abertura com representantes da Supervisão Técnica de Saúde (STS) e da SPDM/PAIS, além de palestras e rodas de conversa sobre temas essenciais à prática cotidiana dos profissionais:
Os Programas Acompanhante do Idoso (PAI) dos territórios Ipiranga, Vila Mariana e Jabaquara atendem, juntos, 480 idosos, sendo 120 em cada unidade. No primeiro encontro integrado realizado em 2025, o evento reuniu 89 profissionais, fortalecendo o cuidado compartilhado e a troca de experiências entre as equipes.
A iniciativa nasceu em 2024, a partir de diálogos entre as coordenadoras dos programas e a interlocutora de Saúde da Pessoa Idosa do território Vila Mariana. Este ano, a articulação resultou na realização do primeiro evento unificado, que já pretende se tornar uma atividade anual, para ampliar o aprendizado conjunto, a integração e o fortalecimento da rede de cuidado.
"Esse encontro simboliza o compromisso de todas as equipes com o envelhecimento ativo, o vínculo e a qualidade da atenção aos nossos idosos. Reunir diferentes territórios nos permite trocar vivências, aprender uns com os outros e qualificar ainda mais o cuidado", destaca Maria Angela, do PAI Guarani Vargas.
O PAI Guarani Vargas uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).