Data Publicação: 12/11/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Treinamentos realizados pela Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, tiveram como tema higienização das mãos e uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual
Durante o mês de outubro de 2025, a UBS Parque São Lucas realizou uma série de treinamentos voltados para a promoção da cultura de segurança, tanto do paciente quanto dos profissionais.
Um dos temas abordados foram os procedimentos corretos de paramentação e desparamentação de EPIs como aventais, luvas e toucas, enfatizando a importância da sequência adequada para evitar a contaminação cruzada.
"Cada etapa, desde a colocação até a retirada dos EPIs, faz diferença na prevenção de infecções e na segurança do paciente. É uma responsabilidade compartilhada por todos nós, profissionais de saúde, garantir que essas técnicas sejam realizadas de forma segura e consciente", ressalta Maria de Lourdes Silva, auxiliar de enfermagem e representante do CCIRAS da UBS.
A ação, voltada aos auxiliares de enfermagem da Unidade, contou com exemplos práticos e simulações, nas quais os participantes puderam tirar dúvidas, identificar falhas comuns e aprimorar a técnica com base nas recomendações do Ministério da Saúde e nas Diretrizes Internacionais de Segurança do Paciente.
Outro assunto abordado por meio de treinamento foi a higienização das mãos, prática que, quando realizada corretamente, previne a proliferação de infecções e consequentes mortes. Na ocasião, foram reforçados os 5 momentos da higiene das mãos, conforme as diretrizes internacionais de segurança do paciente:
1 - Antes de tocar no paciente
2 - Antes de realizar procedimento limpo/asséptico
3 - Após risco de exposição a fluidos corporais
4 - Após tocar o paciente
5 - Após tocar superfícies próximas ao paciente
"A higienização das mãos é um dos pilares mais importantes da segurança do paciente. É um ato simples, mas de grande impacto. Este treinamento é uma oportunidade de reforçar boas práticas e sensibilizar toda a equipe sobre a importância de incorporar esse hábito em todas as etapas do atendimento", pontua Rosenei dos Santos, enfermeira integrante do CCIRAS.
Além disso, foi ressaltada a técnica correta de higienização e realizadas atividades práticas, com a aplicação de tinta e outras substâncias, para enfatizar as áreas das mãos frequentemente negligenciadas no momento da limpeza.
"A dinâmica mostrou de forma prática como a higienização correta evita a transmissão de microrganismos. No nosso trabalho de limpeza, isso faz toda a diferença para manter um ambiente seguro tanto para os pacientes quanto para toda a equipe", diz Thiago Silva, auxiliar de limpeza.
A UBS Parque São Lucas é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).