Data Publicação: 10/11/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Atividades lúdicas, exercícios físicos de baixo impacto, vacinação e oficinas fizeram parte da programação
As equipes dos Programas Acompanhante de Idosos Anhanguera I, Perus e Interativa se mobilizaram para comemorar o Outubro Prateado com uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde dos usuários atendidos pelo serviço. Realizado no Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), o evento contou com diversas estações com atrações concomitantes.
Para estimular a memória e percepção, os participantes foram desafiados a observar fotografias e identificar qual expressão popular ela representava. Também foi realizada uma brincadeira na qual era preciso completar ditos populares mais rápido do que seu oponente, testando a agilidade dos competidores.
Outra atividade testou o tato, olfato e paladar dos idosos, que tinham que descobrir, às cegas, o que estavam segurando, cheirando ou degustando. Além disso, a equipe organizou a caminhada do ovo na colher, para estimular o equilíbrio e a concentração.
"O evento teve uma programação diversificada para atender a diversidade do público idoso, contemplando desde um idoso com mobilidade reduzida até um funcional e independente, proporcionando uma manhã agradável, de alegria, integração, inclusão social e de descontração. A escolha foi pautada em atividades que proporcionassem relaxamento, bem-estar físico, mental e social, mobilidade e cuidados com a estética e beleza, entendendo que cuidar da saúde vai muito além da doença", ressalta Viviane Pires, coordenadora do PAI Anhanguera.
Sessões de zumba, alongamento e oficinas de terrário e de kokedama complementaram a programação do encontro, além de cuidados com a beleza e autoestima com corte de cabelo e penteados realizados de forma voluntária por uma instituição parceira.
Quanto aos cuidados com a saúde, foram ofertados vacinação, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis, e aferição da pressão arterial.
E o evento contou ainda com o atendimento do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) Pirituba e do Centro de Referência de Assistência Social Jaraguá, com orientações jurídicas e sobre benefícios sociais.
Cerca de 180 idosos estiveram presentes no evento, que contou com a parceria de diversas Unidades Básicas de Saúde do território.
"De forma geral, o evento mostrou-se relevante sob o ponto de vista social, uma vez que proporcionou trocas de experiências, afetos e amizades. Os idosos demonstraram gostar bastante da proposta e manifestaram o desejo de participar de mais momentos semelhantes, voltados à socialização e à interação", comenta Vanessa Maia", coordenadora do PAI Perus.
Os Programas Acompanhante de Idosos Anhanguera I, Perus e Interativa são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).