Data Publicação: 23/10/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Evento promovido pelos PAIs Guarani Vargas e Jardim Lourdes contou com música, dança e serviços de saúde e bem-estar
Os Programas Acompanhantes de Idosos (PAIs) Guarani Vargas e Jardim Lourdes, em São Paulo, organizaram um encontro em comemoração ao Outubro Prateado, movimento voltado à valorização do idoso, incentivando a sociedade a olhar para esse público com atenção e respeito. A campanha também visa promover o envelhecimento saudável e ativo.
Realizado no salão e estacionamento de uma igreja do entorno, o evento contou com músicas tocadas por DJ, dança e muita interação entre os participantes e as equipes. Um ponto alto do evento foi o concurso do(a) Idoso(a) Simpatia que, por meio de votos com aplausos, elegeu Isolina Gregório, de 101 anos, como a mais simpática de todos os outros nove concorrentes.
"A importância desse evento é fortalecer os vínculos, as relações, e também tirá-los do ambiente do lar, porque muitas vezes os idosos são sozinhos, não têm uma companhia. Então esse é um espaço de acolhimento, mas principalmente de convivência e fortalecimento de vínculos", comenta Maria Angela da Silva, coordenadora do PAI Guarani Vargas.
Além disso, foi realizado um bazar solidário e sustentável com itens doados pelos funcionários, por moradores da região e usuários das Unidades Básicas onde ficam as equipes dos PAIs. Peças de roupas, sapatos, bijuterias, bolsas e bonés estavam entre os itens expostos.
O evento também teve uma série de estações de serviços de promoção à saúde, com aferição da pressão arterial, vacinação, avaliação da saúde bucal, orientações farmacêuticas, massagem nas mãos, aromaterapia e auriculoterapia.
"Toda essa comemoração está baseada no cuidado com a saúde da pessoa idosa, visando um recurso a mais, um acesso a mais à saúde", comenta Alexandra Paladino, coordenadora do PAI Jardim Lourdes.
Os PAIs Guarani Vargas e Jardim Lourdes são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).