Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde Mental

Unidades de saúde se mobilizam para acolher profissionais e usuários

Data Publicação: 08/10/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Rodas de conversa, dinâmicas e atividade física fizeram parte da programação do Setembro Amarelo em São Paulo, Diadema e Rio de Janeiro

Diversas unidade de saúde de São Paulo, Diadema e Rio de Janeiro se mobilizaram para comemorar o Setembro Amarelo, movimento mundial voltado para a promoção da saúde mental e, mais especificamente, para a prevenção do suicídio. 

Entre a programação realizada, estiveram rodas de conversa, dinâmicas e exercícios ao ar livre - tudo com o objetivo de conscientizar os profissionais e a população sobre a importância de falar sobre saúde mental e emocional, além de incentivar a busca por ajuda profissional sempre que houver algum tipo de sofrimento psíquico.

Confira:

UPA Tatuapé

Foram realizadas palestras e dinâmicas para os profissionais da unidade, reforçando a necessidade de falar sobre suas dores e angústias, ouvir o outro e praticar a empatia seja com quem for - familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes. Além disso, foram disponibilizadas caixas com mensagens motivacionais e a divulgação do Disque 188 (Centro de Valorização da Vida - CVV).

"Foi um momento maravilhoso, onde pudemos ter aprendizados e conscientização de como olhar o próximo e a nós mesmos", diz Alessandra Perrucio, técnica em gasoterapia.

UBS Mooca I

Em parceria com o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) e a biblioteca do Parque da Mooca, a equipe da UBS realizou uma caminhada e sessões de Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa que visa reduzir o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios para a saúde física e mental 

Fora o incentivo ao exercício, o objetivo foi estimular a interação social como uma aliada da saúde, além de convidar novos membros para o grupo de atividade física da Unidade.

UPA Ipiranga

Além de uma decoração temática na Unidade, foi disponibilizada uma caixinha com mensagens positivas e de motivação, tendo como frase principal "Nenhuma tempestade dura para sempre". Essa tempestade vai passar e o sol vai voltar a brilhar".

"Com frases simples, gestos pequenos e atitudes de escuta e respeito, somos capazes de tocar o coração de alguém do nosso lado. Não é uma simples campanha, é um lembrete de que todos nós podemos ser ponto de apoio na vida de alguém", acredita Sandra Flor, assistente administrativa.

UPA Perus

Foi promovido um encontro de integração entre os funcionários, com um café da manhã que reuniu profissionais de todos os plantões. A iniciativa teve como propósito proporcionar momentos de descontração, fortalecer vínculos e reforçar que falar sobre saúde mental não deve ser um tabu. 

"Nosso objetivo foi reforçar que cuidar de si e do próximo é essencial. Mais do que uma campanha, o Setembro Amarelo nos lembra que cada gesto de acolhimento pode fazer a diferença", diz Marcelo do Nascimento, coordenador de enfermagem. 

DIADEMA

UBS Ernesto Che Guevara

A equipe promoveu um momento de alongamento e relaxamento com som ambiente, e em seguida foi realizada uma dinâmica interativa. Os participantes foram orientados a escrever sua principal qualidade e pendurá-la em um cordão luminoso, fazendo alusão a como essa característica pode "iluminar" as pessoas que estão ao redor. Então, foi realizada uma roda de conversa para que os presentes se expressassem e falassem mais sobre a qualidade reconhecida durante a ação. 

A programação seguiu com uma oficina de decoração de ecobags (sacolas sustentáveis), que foram levadas pelos participantes ao final do evento, junto com sais de erva distribuídos pela UBS.

"Foi muito gratificante levar a temática do setembro amarelo de forma mais leve para a equipe e para os pacientes, trazendo interação entre eles e reflexão sobre suas qualidades", comenta Stefane de Oliveira, fisioterapeuta.

RIO DE JANEIRO 

Hospital Maria Amélia Buarque de Holanda 

Foi realizada uma oficina de orientações sobre como ajudar pessoas em depressão, ansiedade, desmotivação e outras situações relacionadas à saúde psíquica. Inicialmente, foi divulgado o significado da campanha Setembro Amarelo e sua importância para a sociedade. 

Em seguida, os participantes foram separados em grupos e receberam textos com diferentes histórias de vida com suas dificuldades e desafios, para leitura, reflexão e  sugestões sobre o que poderia ser feito para melhorar a situação dos personagens.

O objetivo principal foi identificar quais tipos de ferramentas podem ser utilizadas para ajudar pessoas que estão em situações de depressão e ansiedade.

O encontro se tornava cada vez mais emocionante à medida que os grupos apresentavam suas propostas de ajuda. Entre uma fala e outra, o coordenador de Recursos Humanos Fernando Victor, responsável pela condução da ação, fazia ponderações sobre os riscos envolvidos e os caminhos que poderiam ser mais cautelosos.

"Foi muito bom. O encontro proporcionou a oportunidade de convivência com os colegas de trabalho, mas também um conhecimento mais profundo sobre o tema", comenta Sara Machado, auxiliar administrativa.

Hospital Cardoso Fontes

A equipe organizou rodas de conversa com os temas: Entendendo o Setembro Amarelo: A fala cura; Escuta que Acolhe: Como ouvir sem Julgar; e Cuidar de Si, Cuidar do Outro: Um compromisso com a vida. Durante os encontros, realizados em diferentes momentos para alcançar diferentes plantões, foram estimulados momentos de fala dos participantes e realizadas dinâmicas reflexivas e interativas, individuais e em grupo.

As unidades mencionadas são serviços das Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo, Diadema e do Rio de Janeiro, gerenciados em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Está em sofrimento psíquico e precisa de ajuda? Entre em contato pelo 188 ou procure o serviço de saúde mais próximo. 




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

Dinâmica no Hospital Cardoso Fontes
Apresentação A Fala Cura, no Cardodo Fontes
Hospital Maria Amélia - Oficina de orientações
Reflexões sobre casos delicados
Tai Chi Chuan com a equipe da UBS Mooca I
Roda de conversa da UBA Mooca I
UPA Ipiranga
Profissionais da UPA Ipiranga
Dinâmica de acolhimento na UPA Tatuapé
Orientação aos usuários na UPA Tatuapé
Equipe da UPA Tatuapé
Momentos de reflexão e valorização da vida
Oficna de Ecobags na UBS Ernesto Che Guevara
UBS Ernesto Che Guevara
Relaxamento na UBS Che Guevara
x