Data Publicação: 03/10/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
A programação contou com exercícios físicos de baixo impacto e roda de conversa sobre a importância de estimular a saúde mental
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Interativa, em São Paulo, realizou a ação Florescer em Movimento, com uma série de atividades fora da unidade, ao ar livre. A iniciativa contou com atividades físicas de baixo impacto, aferição da pressão arterial e roda de conversa sobre a importância de manter a saúde mental ativa.
O objetivo foi, por meio de momentos de convivência e diálogo, incentivar o envelhecimento ativo, o autocuidado, a interação social e o fortalecimento de vínculos comunitários, além de estimular a mobilidade e prevenção da perda funcional, fortalecimento muscular e controle e prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabete.
"Foi muito bom participar hoje. Gostei de fazer os exercícios ao ar livre, deu uma sensação de liberdade e alegria. Também achei importante medir a pressão, porque a gente se cuida e fica mais tranquilo. A roda de conversa me fez pensar em como é bom manter a mente ativa e conversar com os amigos. O café da manhã preparado por todos foi especial, parecia até uma grande família reunida. Quero participar mais vezes", comenta João Zago, 73 anos, paciente acompanhado pelo PAI.
A ação foi realizada em alusão ao Setembro Amarelo, movimento voltado para a promoção da saúde mental, e especificamente à prevenção do suicídio. Apesar de não ser tão abordado pela mídia, os idosos são considerados o grupo populacional de maiorrisco para o suicídio em todo o mundo, tendo como fatores o isolamento social, patologias relacionadas a fragilidade, quadros demenciais e depressão.
De acordo com o Relatório Global para Prevenção do Suicídio da OMS de 2014, as taxas mais altas de suicídio estão entre as pessoas acima dos 70 anos de idade em todo o mundo, e no Brasil, há evidências de que as taxas mais elevadas concentram-se na população acima de 80 anos e entre 70 e 79 anos - daí a importância de promover a saúde mental desse público.
O PAI Interativa é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
Nossas redes: Instagram LinkedIn YouTube Facebook