Data Publicação: 01/10/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A Iniciativa reforçou o compromisso da unidade em estimular um ambiente inclusivo, acolhedor e alinhado à valorização das diferenças.
A UBS Parque São Lucas, em parceria a área de Diversidade da SPDM/PAIS, promoveu uma roda de conversa com os profissionais da unidade para discutir temas relacionados à diversidade, inclusão e respeito às diferenças e àqueles historicamente marginalizados.
O encontro foi marcado por momentos de sensibilização e conscientização, que proporcionaram aos profissionais uma visão mais clara sobre o conceito de diversidade, além de esclarecer os tipos de preconceitos e reforçar os benefícios da inclusão para a saúde organizacional.
Durante a atividade, foram apresentadas iniciativas institucionais como o Projeto Jovem Aprendiz, Central de Penas e Medidas Alternativas Federal (CPMA), Programa de Reabilitação do INSS, ações voltadas às Pessoas com Deficiência (PcDs) e o Projeto Tutor, que visa acolher e orientar de forma individualizada os novos funcionários. Esses programas foram destacados como ferramentas fundamentais para ampliar oportunidades e integrar diferentes grupos sociais, entre eles pessoas com deficiência, jovens em início de carreira, entre outros.
Entre os benefícios da ação, o objetivo foi promover:
Para o gestor da unidade, Thiago Vidal Vianna, o encontro foi um marco importante:
"Foi um momento rico de aprendizado e troca de experiências, que nos proporcionou uma reflexão sobre como podemos, juntos, construir um ambiente cada vez mais inclusivo e acolhedor. Este encontro reforçou o compromisso da nossa unidade e da instituição em promover um espaço de respeito, empatia e colaboração. A diversidade é um dos nossos maiores ativos, e sua promoção não é apenas uma responsabilidade institucional, mas de cada um de nós."
A UBS Parque São Lucas é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).