Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Outubro Rosa

Informação que protege, cuidado que acolhe

Data Publicação: 01/10/2025

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O Outubro Rosa é um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o propósito de conscientizar e mobilizar a sociedade para o controle do câncer de mama.

Todos os anos, a campanha promove um chamado para que mulheres e homens estejam atentos aos cuidados com a saúde, reforçando que a prevenção e a detecção precoce salvam vidas.

Objetivos da campanha:

  • Compartilhar informações seguras e confiáveis sobre o câncer de mama;
  • Incentivar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado;
  • Contribuir para a redução da mortalidade causada pela doença.
  • O câncer de mama no Brasil
  • O câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres em todo o mundo.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 74 mil novos casos devem ser diagnosticados em 2025, consolidando-o como o câncer mais frequente entre as brasileiras.

De acordo com o INCA, o diagnóstico precoce é a abordagem oportuna para mulheres que apresentam sinais e sintomas suspeitos de câncer, permitindo a identificação da doença em estágio inicial. Essa prática aumenta as chances de tratamento eficaz e amplia a sobrevida.

Para isso, é fundamental informar as mulheres e os profissionais de saúde sobre como reconhecer os sinais e sintomas do câncer de mama, além de organizar a rede de atenção para garantir acesso rápido e facilitado ao diagnóstico e ao tratamento.

A recomendação é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável, seja durante o banho, na troca de roupa ou em outros momentos do cotidiano, sem a necessidade de técnica específica, valorizando a percepção de pequenas alterações que possam surgir.

A segunda estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. Além de estar atenta ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos, de risco padrão, façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Por que falar sobre isso?

A informação é uma ferramenta poderosa. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido e de cura.

Dados que merecem atenção

" Incidência

O câncer de mama representa 1 em cada 3 diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil.

" Estimativas

Serão 74 mil novos casos ao ano até 2025.

" Chances de cura

Quando diagnosticado em estágios iniciais, a taxa de cura pode superar 95%.

" Exames

A mamografia é o exame de rastreamento recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, pois detecta alterações antes mesmo de serem palpáveis.

Como se cuidar?

Observe seu corpo: conheça suas mamas e fique atenta a alterações como caroços, secreções, mudanças na pele ou no formato.

Realize consultas médicas regulares e siga as orientações sobre exames de rastreamento.

Adote hábitos saudáveis: pratique atividade física, mantenha alimentação equilibrada, evite o consumo excessivo de álcool e não fume.

Como e onde procurar atendimento?

Os sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para mais informações. 

Conheça as iniciativas do Governo de São Paulo

Mulheres de peito

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que necessitem de realizar exames mamografias, podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, pela central telefônica do programa.

Para agenda, entre em contato pelo número: 0800-779-0000.

A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

Direitos das mulheres com câncer de mama 

Além do tratamento médico e do acesso à medicação de forma gratuita, há outros direitos garantidos nas legislações, como: cirurgia plástica de reconstrução da mama (conforme indicação médica), auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), aposentadoria por invalidez, emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) especial, entre outros.


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações