Data Publicação: 26/09/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Objetivo dos encontros é identificar possibilidades de melhorias no serviço, de forma democrática e horizontal
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana, em São Paulo, implementou o projeto Café com o Gestor, com o intuito de fortalecer a comunicação entre a liderança e a equipe, promover a integração dos profissionais, alinhar expectativas e criar um espaço aberto para feedbacks, sugestões e troca de experiências.
As reuniões acontecem com divulgação prévia para todo o corpo multidisciplinar - desde os funcionários administrativos até a área assistencial.
Intermediadas pela gerente administrativa e pela coordenadora de enfermagem, as reuniões acontecem em formato de roda de conversa, reforçando a intenção de serem espaços coletivos e horizontais de diálogo.
Entre as pautas abordadas, são realizadas discussões sobre processos de melhorias, protocolos institucionais, qualidade de atendimento, acolhimento do colaborador, fluxos de atendimentos e atualizações da unidade, além de desafios do dia a dia, perspectivas de crescimento e espaço para dúvidas e sugestões.
"A iniciativa aproximou colaboradores e liderança, criando um espaço de conversa mais aberto e descontraído, o que ajudou a reduzir barreiras hierárquicas e fortalecer a confiança. Também aumentou a transparência, já que os gestores puderam compartilhar metas, resultados e desafios de forma clara", afirma Juliana Gouveia, coordenadora de enfermagem.
A partir da implementação do projeto, já foram realizadas diversas melhorias, como a intensificação da iluminação da sala de medicação; mudança da sala de Eletrocardiograma para um espaço exclusivo, otimizando o tempo de realização do exame; e melhoria do fluxo de acolhimento de pacientes vítimas de violência.
Além disso, os alinhamentos realizados durante os encontros impactaram de forma positiva os protocolos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, com tempo de atendimento mais rápido e início do tratamento em menor tempo, com a consequente redução de complicações.
"Os encontros estimularam o engajamento, dando voz aos colaboradores e fortalecendo o sentimento de pertencimento. Outro ganho foi a possibilidade de identificar melhorias nos processos a partir das sugestões levantadas", comenta Juliana.
"Gostei muito da proposta e da oportunidade de conversar com os colegas e os gestores, pois acho importante essa aproximação entre gestão e operação", diz Thabata Melissa Domingues de Faria, enfermeira.
A UPA Vila Mariana é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).