Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde Sexual e Direitos

Hospital Maria Amélia promove diálogos sobre saúde sexual e justiça reprodutiva

Data Publicação: 16/09/2025

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Sexual, gestantes, acompanhantes e profissionais participaram de rodas de conversa e debates sobre sexualidade na gestação, planejamento familiar e justiça sexual.

No mês de setembro, o ambulatório do Hospital Municipal Maria Amélia Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro (RJ),  foi marcado por encontros de reflexão e troca de conhecimento sobre saúde sexual. A iniciativa, realizada em alusão ao Dia Mundial da Saúde Sexual, envolveu gestantes, seus parceiros e profissionais da unidade, reforçando a importância da informação e do diálogo aberto sobre o tema.

Durante a atividade, residentes da unidade abordaram os riscos da gestação, destacando a necessidade de respeitar os limites da mulher grávida não apenas em ambientes públicos, mas também na vida sexual. 

O debate trouxe ainda o esclarecimento de mitos comuns sobre sexualidade na gestação e ressaltou a importância do planejamento familiar, apresentando os métodos contraceptivos disponíveis no SUS, como o DIU de cobre, preservativos, laqueadura e vasectomia.

Já no auditório Dra. Zilda Arns, a médica obstetra Dra. Camila Iung mediou um debate sobre justiça sexual. As profissionais reconheceram os avanços da legislação brasileira na área, mas destacou que ainda existem lacunas importantes a serem superadas. E reforçou a necessidade de acolhimento interdisciplinar e empático às vítimas de violência sexual, com práticas baseadas em evidências para assegurar justiça e proteção dos direitos sexuais.

"Foi um momento importante, com informações cruciais que ajudam no cuidado" avaliou Gilson Júnior, acompanhante.

O evento foi marcado pela participação de gestantes e seus acompanhantes que enriqueceram as discussões com perguntas e relatos, os profissionais demonstraram grande interesse em aprofundar os conhecimentos sobre justiça sexual e seus impactos na sociedade.

"Não estamos no espaço de condenar ninguém, nosso trabalho aqui exige profissionalismo e cuidado", destacou Camila Iung, médica obstetra.

O Hospital Municipal Maria Amélia Buarque de Holanda é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 351 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).


Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     Facebook

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

x