Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Saúde além das fronteiras

UBS Vila Moraes leva cuidado e inclusão em ação com imigrantes venezuelanos

Data Publicação: 16/09/2025

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Um dos pontos marcantes da iniciativa foi a atualização do calendário vacinal de adultos e crianças

Garantir o acesso ao serviço de saúde de forma universal, integral e equitativa é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). E foi com esse propósito que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Moraes, em parceria com a ONG Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, promoveu uma ação voltada à população imigrante da Venezuela que vive no território.

Durante a semana, a equipe da UBS organizou um acolhimento diferenciado: cartazes bilíngues em português e espanhol e fichas adaptadas. Com o apoio de uma intérprete da ONG, a comunicação foi facilitada, garantindo que cada pessoa fosse ouvida e compreendida.

Imagem

Na recepção, os imigrantes participaram de uma escuta qualificada e triagem humanizada, que permitiu identificar necessidades de saúde imediatas e aspectos sociais que também influenciam no bem-estar. Um dos pontos marcantes da iniciativa foi a atualização do calendário vacinal de adultos e crianças, pois muitos relataram dificuldades em receber vacinas no país de origem.

Além disso, a ação envolveu rodas de conversa sobre tuberculose e hanseníase, agendamento de planejamento familiar, avaliação odontológica e de enfermagem, coleta de testes rápidos (sífilis, hepatite e HIV), além de coleta de BK - exame para detecção da bactéria que causa a tuberculose.

Imagem

Também foram feitos agendamentos para consultas médicas, reforçando a importância da atenção primária e explicando o papel da UBS e da UPA dentro do SUS.

Um momento importante foi a troca cultural: durante os atendimentos, as famílias venezuelanas compartilharam músicas do seu país, transformando o espaço de saúde em um ambiente de integração e solidariedade.

A ação fortaleceu vínculos de confiança entre equipe e comunidade, aproximou imigrantes dos serviços públicos e deixou um legado de aprendizado intercultural.

Para a enfermeira Izabel Cristina de Souza de Araújo, que participou da atividade, a experiência foi enriquecedora: "Cada atendimento me proporcionou escutar histórias de coragem e acolher olhares cheios de esperança. Um sorriso, uma palavra em espanhol, um gesto simples pode ser tão importante quanto um procedimento técnico. Recebi muito mais do que ofereci. Essa ação reforçou em mim a certeza de que saúde é empatia, solidariedade e reconhecimento da dignidade que todos merecemos, independentemente da fronteira que nos separa."

Imagem

Com iniciativas como essa, a SDPM/PAIS em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da UBS Vila Moraes fortalece seu papel com foco no cuidado, inclusão e construção de um território mais saudável e humano para todos.

A UBS Vila Moraes é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil -  por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).