Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Parto Humanizado

Casa do Parto de Sapopemba utiliza terapia das cores no atendimento às pacientes

Data Publicação: 06/07/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A unidade de saúde também conta com uma banheira de hidromassagem

Durante o trabalho de parto, a cromoterapia (terapia das cores) tem sido uma grande aliada para as gestantes atendidas na Casa do Parto de Sapopemba, em São Paulo.

As cores são escolhidas de acordo com quadro clínico de cada paciente: o vermelho estimula as contrações, o amarelo reduz enjoos, o verde acalma sem desacelerar o processo, o azul tem efeito analgésico e baixa a pressão arterial, e o laranja melhora o humor.

Os efeitos das cores são resultado das mudanças que provocam no sistema nervoso, gerando sensações psíquicas e somáticas.

"Oferecemos um ambiente acolhedor com atendimento humanizado. Com a reativação do serviço de hidromassagem e da cromoterapia, proporcionamos um cuidado ainda mais humanizado e eficiente, garantindo que cada parto seja uma experiência única e positiva para mãe e bebê", explicou a gerente da unidade, Fernanda Ribeiro.

Para as mamães que desejam realizar um parto humanizado, a Casa oferece o serviço totalmente gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sendo a primeira casa de parto pública do Brasil, a unidade, que funciona desde 1998 com a missão de prestar assistência ao parto humanizado para as gestantes de baixo risco, atende mulheres de qualquer região ou cidade, que realizaram pré-natal pelo SUS ou pela rede particular/convênio.

Para conhecer o local, não é necessário fazer agendamento. As visitas ocorrem todos os dias das 8h30 às 22h.

Serviço

Endereço: R. São José das Espinharas, 400 - Vila Ivg Horário de Funcionamento: 24h | Telefone: (11) 2702-6043

A Casa do Parto de Sapopemba pertence a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).