Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Rio de Janeiro

Hospital Pedro II recebe habilitação para atendimento de vítimas de queimaduras

Data Publicação: 19/04/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Portaria federal habilitou unidade como Centro de Referência em Assistência a Queimados de alta complexidade

Publicada em 12 de março de 2024, a Portaria GM/MS Nº 3.327, habilita o Hospital Municipal Pedro II (HMPII), no Rio de Janeiro, como local de referência para o atendimento de vítimas de queimaduras no município.

O documento, divulgado no Diário Oficial da União, menciona o montante para manutenção e implementação de melhorias no serviço. "Esta habilitação proporcionará melhorias na assistência aos nossos pacientes queimados, melhores taxas de morbimortalidade e qualidade de tratamento", ressalta Carolina Junqueira Barros, cirurgiã plástica e coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Pedro II.

Atualmente, o CTQ conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos clínicos e cirurgiões plásticos, que atendem cerca de 200 pessoas por mês.

Entre os casos mais comuns que chegam até o serviço, estão as queimaduras geradas em cozinha (explosão de gás de cozinha, água quente), queimaduras por gasolina (oriunda de radiadores de carro) e queimaduras por álcool no ato de ascender acender churrasqueiras. Quanto ao tratamento, no CTQ os pacientes passam por limpeza da ferida lesão, curativos e analgesia (medicação para dor).

"A habilitação concedida nos proporcionará a implantação de melhorias dos equipamentos, aquisição de novos insumos e treinamento aos profissionais que atuam no setor", finaliza a cirurgiã.

O Hospital Municipal Pedro II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).