Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Abril Azul

Hospital de Fortaleza e CAPS Adulto III Mooca realizam ação de conscientização sobre o TEA

Data Publicação: 19/04/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Unidades de saúde administradas pela a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) promoveram a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de garantir compreensão, acolhimento e intervenção sobre o tema.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. A condição geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e vida adulta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pela dificuldade nas áreas da comunicação/linguagem, interação social e comportamentos repetitivos e estereotipados.

Como forma de oferecer capacitação para os profissionais e acompanhantes (pais e/ou responsáveis) e para desmistificar tabus e estimular a valorização e o respeito, o Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), promoveu uma roda de conversa com a participação da profissional Ana Célia, terapeuta ocupacional, que falou sobre a sua experiência no atendimento a crianças com TEA.

"Abordamos os principais conceitos, identificando as principais características, acompanhamento e orientação sobre qual o tipo de encaminhamento seguir para a rede de saúde assistencial", explicou a terapeuta.

A ação também contou com atividades lúdicas sensoriais aplicadas nos pacientes do hospital, com intuito de explicar e identificar os tipos de sensibilidades em crianças com TEA e com atividades psicomotoras e sociocognitivas por meios de jogos da memória, dominó, pinturas, como formas de reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento neuropsicomotor.

"Aqui no Hospital da Criança, dedicamos nossos esforços para promover o respeito, o afeto, a humanização e a intervenção adequada especializada para todos que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nosso compromisso é garantir que cada indivíduo receba o suporte necessário para alcançar seu pleno potencial", comenta Nagila Ferreira, psicóloga no Hospital da Criança de Fortaleza.

CAPS Adulto III Mooca

Em São Paulo, a CAPS Adulto III Mooca promoveu uma mostra do documentário "Autismo: Mundo Neurodiverso", que retrata histórias de pessoas e familiares, em suas lutas por igualdade e contra o preconceito.

A abordagem teve intuito de levar conhecimento para os usuários da unidade e seus familiares, a partir de uma constatação do alto índice de desconhecimento sobre o tema. Em prol de promover conscientização no serviço, sensibilização, empatia e respeito mútuo destacando a importância do diagnóstico precoce e respeito pelos direitos da pessoa autista.

O Hospital da Criança de Fortaleza e a CAPS Adulto III Mooca são unidades de saúde gerenciadas pela SPDM/PAIS, uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do país, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x