Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Acreditação ONA 1

UBS Mooca I conquista certificação nacional de qualidade

Data Publicação: 12/04/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mooca I, localizada em São Paulo, conquistou a mais importante certificação nacional de qualidade do Brasil. Sob a gestão da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), a UBS foi habilitada, no dia 08 de fevereiro, com o nível 1 da Acreditação ONA, reconhecendo seu compromisso com os padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

A certificação ONA nível 1 é um selo que atesta a segurança do paciente e a qualidade dos serviços oferecidos, considerando os recursos disponíveis e a complexidade da unidade de saúde.

Para alcançar o reconhecimento, a UBS Mooca I passou por uma rigorosa avaliação conduzida por avaliadores habilitados pela ONA. Eles examinaram a conformidade da unidade com os padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação, abrangendo áreas como gestão organizacional, segurança na assistência e apoio.

Maristela Agarie, supervisora técnica da UBS Mooca I , destacou: "A busca pela acreditação ONA representa um compromisso constante com a excelência e a segurança do atendimento aos pacientes. Enfrentamos desafios significativos, mas focamos no objetivo de alcançar esse reconhecimento, pois sabemos que isso nos tornará ainda mais capazes de oferecer um cuidado com cada vez mais qualidade e humanização para toda a população".

A gerente de Qualidade da SPDM/PAIS, Luciane Radichi, enfatiza a importância da conquista da acreditação para a saúde pública em São Paulo. "Nosso foco principal como uma das maiores gestoras na área da saúde é garantir a segurança do paciente, a excelência nos atendimentos e a eficácia na resolução dos casos".

A gerente da UBS Mooca I, Adriana Alves, explica que o resultado demonstra a dedicação de todos os profissionais em prol da melhoria contínua dos atendimentos aos pacientes.

"É resultado do trabalho árduo e dedicação incansável de nossa equipe. Essa conquista é um marco em nossa história e nos motiva a continuar avançando em direção à excelência em cuidados de saúde", acrescenta Adriana.

A UBS Mooca I é uma unidade é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada pela SPDM/PAIS " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, responsável pela gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).