Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Certificado de Qualidade

UBS Vila Ema conquista certificação nacional de qualidade

Data Publicação: 12/04/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema, localizada em São Paulo, conquistou uma das mais prestigiadas certificações de qualidade do Brasil.

A unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo é gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil.

A unidade recebeu, no dia 13 de março de 2024, a acreditação ONA nível 1, que avalia minuciosamente a segurança do paciente e a excelência da assistência prestada.

A avaliação buscou evidências de conformidade com os padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, incluindo gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.

"A implementação da ONA representa uma oportunidade significativa para os serviços de saúde, permitindo uma visão mais abrangente e aprofundada dos processos assistenciais, possibilitando a promoção e prevenção da saúde dos pacientes, fortalecendo nosso compromisso com o cuidado integral e eficiente", disse a Supervisora Técnica da UBS Vila Ema, Adriana de Moura Izo.

A certificação é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.

"A certificação ONA é mais do que um reconhecimento externo, é um compromisso com a excelência e a melhoria contínua em nossos serviços de saúde. Estamos empenhados em garantir que cada interação com nossos pacientes seja pautada pelos mais altos padrões de qualidade e segurança", destacou a gerente, Melina Helena Kapor.

A SPDM/PAIS realiza atualmente a gestão de 357 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).