Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Autocuidado

UBS Santo Elias realiza oficina de bordado como terapia para moradores

Data Publicação: 11/04/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Iniciativa contribuiu para a autoestima, fomentou as relações sociais saudáveis e enriqueceu a compreensão do autocuidado em saúde

O Grupo de Expressões Artísticas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Elias, promoveu uma oficina de bordado voltado para os usuários e moradores da região de Pirituba, zona norte de São Paulo.

A iniciativa foi direcionada para pessoas que estão em vulnerabilidade social e/ou com sofrimento psíquico leve a moderado.

A oficina proporcionou benefícios coletivos e individuais e não se limitou apenas ao aprendizado de habilidades manuais.

O bordado, uma forma tradicional de expressão artística é uma ferramenta poderosa para promover o autocuidado, elevar a autoestima e fortalecer os laços sociais entre os participantes.

Através da prática, os participantes puderam desenvolver a criatividade, concentração e coordenação motora. Mais do que isso, descobriram uma forma terapêutica de aliviar o estresse e a ansiedade, encontrando no processo criativo uma maneira de lidar com suas emoções e experiências pessoais.

A Oficina também se destacou como um espaço de valorização da cultura local e de promoção da integração social. Ao trabalharem juntos em seus projetos de bordado, os participantes criaram laços de amizade e solidariedade, encontrando apoio mútuo em meio às adversidades do cotidiano.

Para a técnica em farmácia, Bianca Marianno, idealizadora do Grupo de Expressões Artísticas, a experiência foi gratificante. Ela testemunhou em primeira mão como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e cura, capacitando indivíduos e fortalecendo comunidades.

"De iniciantes inseguros, eles se tornaram habilidosos bordadores, ganhando não apenas destreza técnica, mas também confiança em si mesmos e em suas capacidades", disse a técnica em fármacia, Bianca Marianno.

Já a Maria Creuza da Silva, uma das participantes da oficina, a experiência foi enriquecedora e divertida: "Embora eu tenha enfrentado desafios no início, acabei encontrando apoio e incentivo no grupo, e agora estou ansiosa para continuar praticando as minhas habilidades de bordado em casa".

A Oficina de Bordado na UBS Santo Elias não foi apenas sobre criar belas peças de artesanato; foi sobre promover o cuidado consigo mesmo e com os outros, através da expressão artística e do poder transformador do significado de comunidade.

A UBS Santo Elias, localizada em São Paulo, é um equipamento da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado pela SPDM/PAIS - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x