Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Acolhimento e Diversidade

UPA Carrão promove capacitação sobre acolhimento LGBTQIA+ na saúde

Data Publicação: 09/04/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Objetivo foi preparar os profissionais para oferecer uma assistência de qualidade, respeitando a diversidade e promovendo o bem-estar de todos.

Na busca por garantir uma atenção primária à saúde cada vez mais inclusiva e sensível às demandas de diversidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carrão promoveu uma capacitação voltada para profissionais de saúde, com foco no acolhimento da comunidade LGBTQIA +.

O evento, intitulado "Núcleo de Prevenção à Violência: Acolhimento LGBTQIA+ na Atenção Primária à Saúde", teve como objetivo principal sensibilizar e conscientizar os profissionais de saúde sobre sua responsabilidade em proporcionar um ambiente acolhedor e protetivo para as pessoas LGBTQIA+ que buscam assistência na rede de saúde.

Durante a formação, foram abordados casos reais atendidos pela equipe multidisciplinar da UPA Carrão, proporcionando uma análise conjunta sobre as alternativas necessárias para um acolhimento sensível e de qualidade.

A discussão visou romper com as expressões de violências estruturais que muitas vezes atravessam a vida da população LGBTQIA +.

Um dos pontos destacados foi a importância de desvendar conceitos, visando a compreensão dos profissionais sobre a diversidade de possibilidades da existência humana. Isso, por sua vez, proporciona respeito às diferenças e contribui para formas de acolhimento que não reproduzam violações de direitos e violências objetivas e subjetivas no atendimento ao público LGBTQIA +.

De acordo com os organizadores, a formação se fez necessária visando evitar a reprodução de violações de direitos e violências estruturais no atendimento a esse público, e sanar dúvidas por parte dos profissionais de saúde em relação ao acolhimento da comunidade LGBTQIA +.

Houve também um claro desejo por parte das equipes multidisciplinares de apropriação sobre a temática, visando evitar a reprodução de violações de direitos e violências estruturais no atendimento a esse público.

O assistente social da UPA, Júlio Barros, comenta: "ficou evidente a importância do nosso papel neste processo, contribuindo por meio desta formação, sendo essencial sua participação nos movimentos sociais, fomentando um diálogo coletivo para a mediação na garantia de direitos, na luta por dignidade, respeito à diversidade e por equidade social, a esse público".

A UPA Carrão, localizada em São Paulo, é um equipamento da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciado pela SPDM/PAIS - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x