Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Porto Alegre

Unidades de saúde promovem palestra

Data Publicação: 08/04/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Funcionárias dos Pronto Atendimentos Lomba do Pinheiro e Bom Jesus aperfeiçoam fluxos de encaminhamento de casos

Em março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08/03), diversos setores da sociedade se mobilizam para prestar homenagens, reconhecer a importância do público feminino e abordar temas relevantes para a população como um todo, como a luta pelos direitos das mulheres e o combate à violência.

Em Porto Alegre (RS), as unidades de Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro e Bom Jesus promoveram uma palestra com o tema "Violência Doméstica e Fluxos de Encaminhamento". Conduzida pela delegada de Polícia Civil, Rafaela Thiesen, da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, a ação foi realizada em formato de roda de conversa, proporcionando a trocas de experiências e esclarecimento de dúvidas por parte dos funcionários e alunos dos serviços de saúde mencionados.

Na ocasião, Rafaela abordou a Lei Maria da Penha e falou sobre quais situações são configuradas como violência, quais os tipos existentes (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), formas de denúncia e serviços de referência para o acolhimento de mulheres vítimas de violência.

"Percebemos o quanto ainda é preciso avançar no direito das mulheres e, principalmente, criar uma cultura de educação junto aos nossos filhos homens, para que venham, no futuro, valorizar suas esposas, filhas e colegas de trabalho. Desejo que possamos cada vez mais partilhar de momentos como este que nos foi proporcionado", menciona Simone Fonseca, enfermeira do PA Bom Jesus.

Quanto aos fluxos a serem seguidos pelos profissionais de unidades de saúde que recebem uma mulher vítima de violência física, a delegada ressaltou o acolhimento feito pela equipe multidisciplinar que, após realizar os primeiros atendimentos, deve orientar a paciente a registrar a ocorrência policial junto à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) para implementação de medida protetiva, se necessário. A delegada ressaltou que somente a vítima pode fazer o movimento de procurar a delegacia e efetuar a ocorrência policial.

"O evento contribuiu, de forma significativa, para nos orientar na condução de situações que são vivenciadas na unidade. Percebi como muito relevante a contribuição da delegada quanto às questões sociais e culturais relacionadas ao tema abordado. Realmente foi um momento de reflexão e conhecimento", comenta Fabiana Costa, enfermeira de educação permanente dos PAs Lomba do Pinheiro e Bom Jesus.

Os Pronto Atendimentos Lomba do Pinheiro e Bom Jesus são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).