Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Vale ouro

Evento na região de Mooca/Aricanduva ressalta a importância da amamentação

Data Publicação: 08/09/2023

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Em agosto acontece o Agosto Dourado, movimento voltado para a conscientização sobre a importância do aleitamento para a saúde do bebê e da mãe. O nome da campanha remete ao padrão ouro do leite materno, que possui todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o desenvolvimento saudável da criança - inclusive, até o sexto mês de vida, o Ministério da Saúde reforça que nenhum outro alimento deve ser oferecido ao bebê (nem água), salvo por uma orientação médica específica.

Em São Paulo, a Supervisão Técnica de Saúde de Mooca/Aricanduva, promoveu, em parceria com a SPDM/PAIS, o encontro "Fortalecendo a Amamentação pela Informação", realizado no CEU Carrão, voltado para profissionais de saúde e aberto para a população, em especial às usuárias do SUS (gestantes, lactantes e puérperas) do território.

Na recepção do evento, os participantes passaram por estações temáticas expositivas, onde receberam orientações dos profissionais da saúde das UBS de Mooca/Aricanduva. No Cantinho da Amamentação, foram expostos seios artesanais de crochê e fornecidas orientações sobre a pega correta, a fim de evitar fissuras.

A saúde bucal também esteve em pauta, com informações sobre cuidados com a dentição do bebê, higiene oral das gestantes e distribuição de kits com escova, creme e fio dental.

Com o tema Amamentação: um ato Sustentável, a estação do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e da Sustentabilidade da SPDM/PAIS, contou com orientações sobre alimentação saudável, exposição da tabela de nutrientes do leite materno comparado à fórmula infantil e ao leite de vaca, e informações sobre os impactos da amamentação no meio ambiente, saúde e economia. Foram ainda divulgados os principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao tema do evento, e distribuídos sabonetes artesanais feitos com glicerina e essência com "cheirinho de bebê".

Além disso, no auditório do CEU foram realizadas rodas de conversa conduzidas por profissionais de saúde convidados, tendo como primeira temática abordada os mitos e verdades do aleitamento materno. Na ocasião, foi ressaltado, por exemplo, que não existe leite fraco, e que o formato da aréola ou tamanho das mamas não impede a amamentação.

Outro tema abordado por meio de roda de conversa foram os direitos da gestante e da mulher que amamenta. Na ocasião, a advogada Jeniffer Psicirilo divulgou legislações e iniciativas que visam proteger a amamentação mesmo no retorno da mãe ao trabalho após o período da licença-maternidade.

A divulgação de informações sobre o funcionamento do banco de leite da Maternidade Leonor Mendes de Barros, realizada pela assessora técnica da Coordenação Regional de Saúde Sudeste Renata Oliveira Giesta, também fez parte das atrações do dia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo dos bancos de leite é garantir a segurança alimentar de bebês internados nas Unidades Neonatais, a princípio com o leite da própria mãe, ou, quando não é possível, o leite da doadora.

Isso porque, para os recém-nascidos internados, receber esse leite minimiza intercorrências e sequelas da prematuridade, que é uma das principais causas da mortalidade infantil.

Para saber como se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano mais próximo de sua residência (consulte em https://rblh.fiocruz.br/licalizacao-dos-blhs ).

Por fim, Amanda Rodrigues e Giovanna Serra, integrantes da Secretaria Municipal de Educação, conduziram a roda de conversa "Retorno ao Trabalho e o Papel da Rede de Apoio", apresentando o CEI Amigo do Peito, projeto voltado para a promoção do aleitamento materno dentro dos Centros Educacionais Infantis da capital paulista.

Entre as ações implantadas estão o acolhimento e incentivo das famílias já no ato da matrícula, com orientações sobre como manusear, armazenar e transportar o leite até o CEI ; capacitações e envolvimento de toda a equipe do CEI na defesa da amamentação; e a organização de momentos, ambientes e materiais que favorecem o aleitamento. Para saber mais sobre o CEI Amigo do Peito, copie e cole o link a seguir no seu navegador:

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/cei-amigo-do-peito/

O evento, que foi encerrado com apresentação de música ao vivo com a Banda da Saúde, composta por Agentes de Promoção Ambiental, contou ainda com sorteio de kits para profissionais de saúde e para as gestantes, lactantes e puérperas presentes, doados por empresas parceiras do evento. E foram anunciadas - e presenteadas com um certificado - as três UBS vencedoras de uma campanha relâmpago de arrecadação de potes de vidro para doação ao banco de leite da Maternidade Leonor Mendes de Barros: UBS Carrão (86 potes), AMA/UBS Integrada Pari (28 potes), UBS Belenzinho (27 potes), UBS Formosa I (24 potes) e UBS Vila Bertioga (6 potes).

x