Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Protagonismo do usuário

Ação no CAPS Adulto III Mooca reforça a importância da participação ativa dos pacientes

Data Publicação: 05/09/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A compreensão e adesão do usuário às orientações da equipe de saúde, representa uma parcela importante para o sucesso de qualquer tratamento - daí a importância de conscientizá-lo sobre sua corresponsabilização na melhora de seu quadro de saúde. Além disso, cabe também à população identificar problemas e propor melhorias nos serviços públicos que utiliza, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS).

No CAPS Adulto III Mooca, em São Paulo, a equipe organizou um encontro para reforçar a necessidade dos usuários agirem como protagonistas de suas histórias, participando ativamente não só no cuidado com a própria saúde, mas também na defesa e aperfeiçoamento do SUS.

O evento contou com uma roda de conversa sobre os direitos e deveres dos frequentadores do CAPS, com o objetivo de promover a participação dos usuários nos serviços de saúde, com foco na participação em espaços como assembleias e conselho gestor.

A atração seguinte foi uma mesa temática com integrantes do Conselho Gestor do CAPS e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que compartilharam experiências de lutas e de conquistas em prol da população.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, os Conselhos Gestores de Saúde foram criados pela Lei Municipal 13.325 de 08 de fevereiro de 2002 para todos os serviços de saúde do município. Composto de gestores, profissionais e usuários, o CG tem como função planejar, avaliar, fiscalizar e controlar a execução das políticas e das ações de saúde da respectiva área de abrangência.

"O evento foi criado após a equipe identificar a necessidade de maior participação dos usuários na assembleia e conselho gestor. Através deste debate voltamos o olhar para a importância da voz de quem usa o serviço na construção do cuidado em saúde que almejamos", Rodrigo Gomes, gerente.

Representantes do Centro de Referência e Defesa da Diversidade também participaram da mesa, abordando a importância da inclusão da diversidade em todos os espaços, inclusive dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde as pessoas acabam tendo um olhar de "preconceito", não só com usuários que apresentam sofrimento mental grave e persistente, mas também com a comunidade LGBTQIA+.

Arte e cultura

O evento contou também com apresentações do grupo "Asas da Escrita", composto por usuários do CAPS que se expressaram por meio da declamação de poemas autorais.

Por fim, foi realizada uma comemoração dos aniversariantes do mês de agosto, encerrando o evento com música, animação e bolo.

O CAPS Adulto III Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x