Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Casa do Parto de Sapopemba

Contato pele a pele faz bem à saúde do bebê e bem-estar da mãe

Data Publicação: 15/03/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Realizar o primeiro contato pele e pele entre a mãe e o bebê imediatamente após o nascimento é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, visto que o ato promove o fortalecimento do vínculo, favorece a amamentação e ajuda na regulação da temperatura do recém-nascido, além de contribuir para o apego, a confiança e a satisfação da mamãe.

Segundo informações do Ministério da Saúde, existem ainda outros benefícios do contato pele a pele:

Estímulo sensorial gerado em bebês prematuros, atrelado às emoções e à memória, que favorece a secreção de ocitocina e potencializa o apego;

Estabelece as bases para um melhor desenvolvimento;

Estabiliza os parâmetros vitais;

Favorece uma flora intestinal saudável;

Facilidade na extração manual do colostro, o que proporciona defesas contra infecções;

Permite a progressão para maior volume de leite;

Protege os bebês prematuros de doenças graves;

Favorece a adaptação à vida extra uterina, além de ajudar no seu relaxamento e sono profundo;

Sabendo de todas estas vantagens, a Casa do Parto de Sapopemba, tem como um de seus protocolos priorizar o momento do contato pele a pele nas primeiras horas de vida.

+Companhia garantida

Outro protocolo que sempre foi seguido pela Casa do Parto de Sapopemba mesmo antes da Lei Federal nº 11.108, é garantir o direito da gestante de ter um acompanhante de sua escolha - independente de grau de parentesco - durante todo o período de trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato.

"A questão do primeiro contato é muito preciosa. E a presença do acompanhante durante o trabalho de parto traz diversos benefícios para mulher e bebê, proporcionando o sentimento de controle emocional e confiança, diminuindo o tempo de trabalho e o fortalecimento familiar", ressalta Fernanda Ribeiro Viviani, gerente da Casa.

A Casa do Parto de Sapopemba

Para aquelas mamães que desejam realizar um parto humanizado, a Casa oferece a prática coberta totalmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A unidade atende mulheres de qualquer região ou cidade, que realizaram pré-natal pelo SUS ou pela rede particular/convênio, desde que a gravidez seja de baixo risco.

Para conhecer o local, não é necessário agendar, as visitas ocorrem todos os dias das 8h30 às 22h.

R. São José das Espinharas, 400 - Vila Ivg Horário de Funcionamento: 24hs

Fone: 2702-6043

A Casa do Parto de Sapopemba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x