Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Baile de Carnaval no HIF

HIF realiza atividade lúdica para crianças internadas

Data Publicação: 06/03/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro, em Fortaleza (CE), entrou na folia do carnaval promovido pela coordenação multiprofissional, psicologia, educação permanente e serviço de controle de infecção hospitalar. Os profissionais realizaram pinturas faciais e penteados diversos nas crianças, que puderam se fantasiar de diferentes personagens e até desfilar pelos corredores do Hospital.

O encontro teve também marchinhas de carnaval e cantigas populares, tudo para animar os pequenos internados na unidade hospitalar.

A iniciativa teve como objetivo minimizar o sofrimento causado pela internação, já que, por muitas vezes, devido ao tempo de hospitalização, as crianças se sentem entediadas. E ações como estas possibilitam a oportunidade de interação entre os usuários, garantindo o brincar como sendo importante para o desenvolvimento e aprendizado.

"Foi contagiante ver a alegria das crianças participando do baile de carnaval. A diversão foi garantida e todos nós ficamos felizes por proporcionar um momento tão especial como esse para todas elas", diz Fátima Wirtzbiki, enfermeira da educação permanente.

Ao todo, participaram 10 crianças - cujo quadro clínico permitia - juntamente com seus pais/responsáveis

"Foi muito divertido ver as crianças e os pais/responsáveis participando das brincadeiras, danças e desfile do carnaval, além de nós, profissionais, estarmos proporcionando esse momento de alegria para todos. Sempre aprendemos muito quando organizamos eventos temáticos", diz Nágila Ferreira, psicóloga hospitalar.

O Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.