Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Comunicação inclusiva

UPA Tatuapé realiza ação com foco na comunicação com paciente com deficiência auditiva

Data Publicação: 17/10/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Ação fez arte das atividades em alusão ao Setembro Laranja pela Segurança do Paciente.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuapé, realizou uma ação em comemoração ao Setembro Laranja, alinhada à Meta 2 de Segurança do Paciente, que visa melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da UPA desenvolveu uma atividade com foco na inclusão de pacientes e acompanhantes com deficiência auditiva, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a segurança no atendimento.

Reconhecendo o aumento significativo de pacientes com deficiência auditiva atendidos pela UPA Tatuapé, a iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais para se comunicarem de forma mais clara e inclusiva.

A ação incluiu uma palestra ministrada por Bianca Araujo, Auxiliar Administrativa, e Aline Sonoda, Enfermeira, ambas praticantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante a palestra, os funcionários aprenderam sinais básicos para facilitar a interação com pacientes e acompanhantes surdos, proporcionando um atendimento mais humanizado e seguro.

Além disso, a equipe da unidade desenvolveu uma cartilha ilustrativa com sinais de Libras, contendo diálogos básicos utilizados no dia a dia da UPA. A cartilha foi distribuída estrategicamente pelos setores, permitindo que os profissionais tivessem fácil acesso e pudessem utilizar a ferramenta para melhorar a comunicação com os pacientes.

Bianca ressaltou a importância dessa ação: "Toda forma de acessibilidade é válida, em um país tão diverso quanto o nosso. A inclusão se torna quase obrigatória, mas para as pessoas surdas, ações como essa são ainda mais relevantes. Divulgar e dar visibilidade a essa causa gera benefícios, pois aumenta o conhecimento dos que estão em volta, permitindo acesso a uma língua e uma cultura".

A gerente da UPA, Ana Altschuller, acredita que a iniciativa proporciona um atendimento mais seguro e de qualidade para a população. "Precisamos investir cada vez mais em ações que promovam a inclusão e acessibilidade, para que nossos profissionais possam se comunicar de forma clara e eficaz com todos os pacientes. Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e acessível, onde cada indivíduo, independente de suas necessidades, se sinta compreendido e seguro durante o atendimento", finaliza.

A UPA Tatuapé é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x