Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Qualidade do Cuidado

Como a precisão do diagnóstico auxilia na segurança do paciente?

Data Publicação: 16/10/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Webinar abordou a importância de diagnósticos corretos para garantir uma assistência de qualidade.

O Núcleo Institucional de Segurança do Paciente (NISP) da SPDM/PAIS realizou um webinar como parte das ações do Setembro Laranja, focando na importância de diagnósticos precisos para garantir a segurança do paciente.

A iniciativa, alinhada com o tema "Melhorando o Diagnóstico para a Segurança do Paciente" da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou a necessidade de reduzir erros diagnósticos, que representam quase 16% dos danos evitáveis nos sistemas de saúde.

O evento contou com 523 participantes e incluiu palestras sobre processos diagnósticos na atenção primária, com a gerente de Atenção Primária, Liandra Midori Kubagawa, e sobre a segurança nas unidades de pronto atendimento, com a gerente de Urgência e Emergência, Edilaine Cristina de Favari Gonçalves.

A mediação do webinar ficou por conta de Lívia Nagata, supervisora de enfermagem do NISP. "A implementação de práticas seguras como estratégias de promoção, prevenção e atuação foram destaques na explanação de nossas palestrantes o que permitiu a sensibilização dos nossos profissionais de saúde para a contribuição de uma assistência segura", explicou Lívia.

Além de proporcionar um espaço para troca de conhecimentos e reflexões, o evento também promoveu um sorteio de inscrições para o III Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.

As contempladas foram Érica da Conceição de Jesus, auxiliar de saúde bucal na UBS Vila Mariana, e Shirley Hote Vasconcelos Guiotto, supervisora técnica da Diretoria Técnica Corporativa.

"Este momento destacou a importância de garantir a segurança nos processos de diagnóstico, destacando a necessidade de estratégias para a detecção precoce de doenças. A conversa foi enriquecedora e nos levou a refletir sobre como fortalecer essas barreiras de segurança", afirmou Shirley.

"Achei o aprendizado muito válido e estou empolgada para o congresso. É fundamental adquirir conhecimento para repassar aos colegas", disse Érica. O evento reforçou o compromisso da SPDM com uma assistência mais segura, conscientizando os profissionais sobre a importância de diagnósticos precisos para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos pacientes.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x