Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Prevenção do suicídio é tema de ações em unidades de saúde de São Paulo

Setembro Amarelo

Data Publicação: 10/10/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Orientações em sala de espera, incentivo ao autocuidado e atividade física fizeram parte da programação

O Setembro Amarelo é uma campanha internacional voltada para alertar a população sobre a importância de combater o suicídio, ressaltando a verdade de que é possível, em muitos casos, evitar que ele aconteça.

Durante o mês em questão, diferentes setores da sociedade se mobilizam para disseminar informações e combater mitos sobre o tema. Em São Paulo (SP), serviços de saúde aderiram à campanha com ações educativas e de promoção à saúde mental. Confira:

UBS Vila Gumercindo

Foram realizadas orientações na sala de espera, ressaltando a importância de cuidar da saúde mental em tempos da "pandemia das doenças psíquicas", em especial a ansiedade, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Além disso, foram mencionados sinais que uma pessoa com ideação suicida pode demonstrar, e quais atitudes podem ser adotadas para ajudá-la, como manter uma escuta ativa, incentivar a procura por ajuda profissional, evitar o desamparo e reforçar a empatia.

Também foram divulgadas algumas dicas práticas de cuidado com a saúde mental, como adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, prezar por um sono de qualidade, ter momentos de lazer, ter amor-próprio e procurar ajuda profissional de psicólogo ou psiquiatra.

UBS Moinho Velho e Almirante Delamare

As equipes realizaram, respectivamente, palestras e roda de conversa, abordando os possíveis sinais que uma pessoa está pensando em tirar a própria vida pode manifestar. Segundo o Ministério da Saúde, não existe uma "receita" para detectar seguramente esta situação, mas uma pessoa em sofrimento psíquico pode apresentar certos sinais, que não devem ser ignorados por familiares e amigos próximos. Confira alguns deles: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/suicidio_saber_agir_prevenir.pdf (copie e cole em seu navegador).

UBS Teotônio Vilela

O Núcleo de Prevenção à Violência promoveu uma série de atividades voltadas para usuários e funcionários, com orientações durante visitas domiciliares, distribuição de folder, palestra sobre a prevenção do suicídio e conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e qualidade de vida.

UBS Parque São Lucas

Foi realizada uma roda de conversa com o grupo de convivência e saúde mental, tendo como foco os mitos e verdades sobre o suicídio. Conheça alguns deles: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/Cartilha-Desmistificando-o-Suic%C3%ADdio.pdf (copie e cole o link em seu navegador).

UBS Vila Guarani

A equipe realizou orientações com diferentes abordagens nos grupos de idosos e adolescentes da Unidade, proporcionando um espaço de escuta e conscientização sobre a prevenção do suicídio.

E foi montado, em um espaço de grande fluxo de usuários, o Cantinho das Informações, com dados sobre serviços que podem ser procurados em momentos de vulnerabilidade emocional, como o Centro de Valorização da Vida (CVV - telefone 188) e endereços úteis, como os Centros de Atenção Psicossocial da região, unidades que oferecem atendimento em saúde mental sem a necessidade de encaminhamento.

UBS Fazenda da Juta I

A equipe montou uma tenda na entrada da Unidade para conscientizar e acolher a população a respeito da preveção ao suicídio, com orientações de como ajudar a pessoa sob risco de suicídio. ALém disso, foram realizadas atividades de promoção da autoestima e valorização da vida, como a "distribuição" de abraços e a entrega de frases motivacionais e de reflexão.

"Ao promover a discussão aberta e honesta sobre o tema, é possível quebrar tabus e encorajar as pessoas a buscar ajuda quando necessário", comenta Ana Paula Aquino, auxiliar administrativa.

Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Heliópolis

Além de orientações sobre saúde física e mental, foram realizadas sessões de dança e Lian Gong, prática baseada na Medicina Tradicional Chinesa e desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo por meio da reprodução de movimentos corporais.

Durante o evento, os usuários se manifestaram, falando sobre a importância dos equipamentos de saúde mental que frequentam, dando exemplos do próprio CECCO e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) onde recebem um cuidado efetivo e contínuo que contribui fundamentalmente para um equilíbrio emocional, evitando a recorrência de crises depressivas ou de outra ordem psicológica/psiquiátrica.

"Esses depoimentos em forma de agradecimento aos profissionais da saúde ressaltando nossa importância e relevância em suas vidas emocionou a todos nós, lembrando também do quanto precisamos, como atuantes nessa linha de frente, estar com nossa saúde mental equilibrada para poder exercer diariamente um trabalho de tamanha importância para cada indivíduo, considerando suas particularidades", reflete Cíntia Motta, oficineira.

UPA Tatuapé

Foi montado um mural de balões com palavras que remetem à sentimentos negativos, como ansiedade, culpa e dor, seja física ou emocional. Os profissionais foram convidados a escolher qual os afligia mais naquele momento e então estourar o respectivo balão, que revelava uma mensagem motivacional.

O mural foi montado em formato de árvore, em comemoração ao Dia da Árvore (21/09) e representando a vida que todos nós devemos cultivar. Após estourar o balão, o participante era convidado para uma sessão de massagem e escalda pés.

As unidades de saúde mencionadas são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x