Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Cuidando de quem cuida

UPA Perus realiza quarta edição da SIPAT

Data Publicação: 10/10/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Roda de conversa, sessões de auriculoterapia e meditação estiveram entre as atividades do evento

Com o tema "Cuidando de Quem Cuida", a SIPAT 2024 da UPA LUIZ de Abreu Sampaio DÓRIA contou uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde física e mental dos profissionais da Unidade.

Uma palestra sobre autogerenciamento emocional, conduzida pelo psiquiatra Fábio José Pereira da Silva, provocou reflexões e forneceu orientações sobre como lidar com as emoções, sentimentos, afeto e humor no ambiente de trabalho.

Além disso, a técnica de Mindfulness foi tema de roda de conversa com Antônio Viola, psiquiatra. Trata-se de uma prática que consiste em aplicar atenção plena no que se faz, se concentrar completamente no presente.

Outra explanação realizada durante a SIPAT teve como tema "Mudanças que Transformam". A palestra contou a história do Vulcão Vesúvio e os ensinamentos que podem ser extraídos desse acontecimento, como a importância de estar atento à rotina, buscar o autoconhecimento e como lidar diante dos imprevistos e dificuldades da vida.

A psicóloga Bernadete Brosso realizou uma apresentação sobre assédio sexual e outras formas de assédio no ambiente de trabalho, informando os conceitos de cada um e o que fazer caso presencie ou seja vítima de alguma das situações mencionadas. Na SPDM/PAIS, existe o Canal Confidencial (https://www.spdm.org.br/sistemas/canalconfidencial) para a realização de denúncias.

Além disso, foi realizado um jogo de perguntas e respostas sobre a Norma Regulamentadora 32, que trata de medidas para a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.

Seguindo a temática de segurança no trabalho, foi exibido um vídeo, produzido internamente, baseado no meme Amostradinho, personagem interpretado por Matheus Cobertura, com exemplos de ocorrências de acidentes de trabalho na área da saúde. Basicamente, a brincadeira mostra diversos momentos em que as pessoas ignoram perigos e se colocam em risco. Então, elas são surpreendidas pela figura da morte, que surge e diz a frase "Eu gosto assim, amostradinho".

"A SIPAT é um momento de conscientização dos profissionais. A UPA Perus busca sempre abordar os assuntos de forma leve, como rodas de conversa onde os profissionais se sentem mais à vontade para falar e trazer perguntas, e de forma lúdica, através da criação de cenas e momentos que acontecem na rotina do dia a dia, para que eles consigam se enxergar e identificar pontos de atenção e melhoria", comenta Pamela Rocha, técnica em segurança do trabalho.

Realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT contou com a participação de cerca de 230 funcionários.

A UPA Perus é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x