Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Sorrisos e saúde mental

Hospital Infantil de Fortaleza recebe a visita de palhaços e cachorros

Data Publicação: 10/10/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

O objetivo foi proporcionar momentos de descontração e alegria para as crianças internadas na unidade e seus acompanhantes

O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro, em Fortaleza (CE), recebeu integrantes da Organização de Palhaços de Hospital (OPAH) e de três cães terapeutas do projeto "Sexteto de Quatro Patas".

Os visitantes passaram pelas diferentes áreas do Hospital interagindo com as crianças, acompanhantes e profissionais do serviço, provocando sorrisos e momentos de descontração em meio à rotina de cuidados da unidade de saúde.

"É sabido que uma unidade hospitalar pediátrica humanizada e lúdica fomenta a promoção de saúde mental para todos os que estão ao redor, principalmente aos pacientes, nosso público-alvo", comenta Nágila dos Santos, psicóloga.

Para além da diversão de poder interagir com os amigos peludos, a pet-terapia melhora a qualidade de vida do paciente e proporciona benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais. E quanto ao riso provocado pela presença dos palhaços, melhora o humor e diminui a intensidade do estresse físico e emocional.

A iniciativa foi realizada em comemoração ao Setembro Amarelo, movimento voltado para a promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.

"Estender a promoção de saúde mental aos pacientes, é um compromisso anual de toda a gestão. Ficamos honrados em sermos co-participantes do sorriso de nossas crianças", diz Nágila.

Cuidando de quem cuida

A saúde mental dos funcionários também esteve em pauta no Hospital, por meio de uma palestra e roda de conversa.

Na ocasião, a psicóloga Cláudia Araújo apresentou dados e falou sobre o aumento de transtornos mentais decorrentes do ambiente do trabalho, como Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional). Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de um distúrbio emocional comum em pessoas que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como os trabalhadores da área da saúde.

Entre os sintomas estão exaustão extrema, estresse e esgotamento físico; quanto ao diagnóstico e melhor indicação de tratamento, deve ser feito por psiquiatra ou psicólogo.

"Uma matéria da BBC News de agosto de 2024, afirmou que há um aumento de 1000% referente ao afastamento de trabalhadores por exaustão profissional. Sendo assim, faz-se necessário um ambiente laboral acolhedor, empático e sensível às demandas dos colaboradores, a fim de promover saúde mental e buscar estratégias de melhoria inter relacional, ambiência e qualidade dos processos de trabalho", afirma Claudia.

Além da palestra, foi exposto um painel com a, simples, porém provocativa pergunta "Como você está se sentindo hoje?", para que os colaboradores pudessem expressar seus sentimentos por escrito. E, próximo ao equipamento de registro de ponto, foi disponibilizada uma caixinha com mensagens positivas, convidando os profissionais a lerem antes e/ou depois de seu plantão.

"Dispor de ambientes de acolhimento e escuta ao colaborador é essencial para que haja a promoção de saúde mental, bem como um espaço para dar voz aqueles que fazem o serviço acontecer", conclui a psicóloga Nágila dos Santos.

O Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x