Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Humanização e bem-estar

Crianças internadas no Hospital de Fortaleza participam de Pet Terapia

Data Publicação: 08/02/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Além dos cães, a iniciativa levou ação de palhaçoterapia para os pequenos pacientes

O Hospital da Criança de Fortaleza Dra. Lúcia de Fátima Ribeiro, administrada pela SPDM/PAIS, foi palco de uma ação que levou sorrisos e ternura aos pequenos pacientes que realizam tratamento na unidade.

Voluntários da Organização de Palhaços de Hospital (OPAH) uniram forças com o grupo de Pet Terapia do Sexteto de 4 Patas, para proporcionar uma experiência terapêutica única aos pacientes.

Luciana Athayde, tutora dos cães da raça Golden retriever, levou seus pets para espalhar alegria e conforto, promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também emocional e psicológico aos pacientes.

"Observar o impacto da visita do pet-terapia às crianças no hospital, e testemunhar os sorrisos radiantes em seus rostinhos, é uma fonte de profunda satisfação. Saber que nossa presença pode contribuir de maneira significativa para a recuperação de cada uma delas, ao trazer alegria e dissipar a dor, é verdadeiramente gratificante", destaca.

Essas iniciativas reforçam a importância de abordagens terapêuticas inovadoras, mostrando como a combinação de palhaços de hospital e Pet Terapia podem auxiliar na melhoria do quadro clínico.

"Por meio do carinho de um animal ou de um sorriso de palhaço, as crianças encontram alívio, conforto e uma nova perspectiva em meio ao desafio da doença. Esses tipos de terapia não apenas amenizam o sofrimento, mas também promovem a alegria, estimulam a interação social e contribuem para a recuperação física e emocional dos pequenos pacientes", disse a psicóloga Nágila Santos.

A assistente social Rosane Vasconcelos expressou a emoção de acompanhar a atividade. "Foi muito especial ter presenciado os olhinhos brilhando, sorrisos aparecendo e a alegria de interagir com as cachorrinhas e as palhaças. Se o intuito da ação foi proporcionar momentos de descontração, felicidade e leveza, alcançamos este objetivo", comemora.

O Hospital da Criança de Fortaleza é uma das dez unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, gerenciadas pela SPDM/PAIS - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, que realiza atualmente a gestão de 357 unidades de saúde em todo o País, estando presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.

x