Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Outubro Rosa

Prevenção do câncer de mama é tema de ações em unidades de saúde de São Paulo

Data Publicação: 01/11/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Palestras, orientações sobre autoexame e promoção do autocuidado fizeram parte da programação

Em outubro acontece o Outubro Rosa, movimento internacional voltado para a luta contra o câncer de mama, com foco na conscientização sobre a importância do diagnóstico da doença em sua fase inicial. Isso porque, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), se diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%.

Em São Paulo, diversas Unidades Básicas de Saúde se mobilizaram para abordar o assunto com a população, ressaltando a necessidade de observar o próprio corpo, atentando-se a possíveis sinais de que algo não está normal. Confira alguma das ações realizadas:

UBS Fazenda da Juta II

Além de um bate-papo sobre a importância do autocuidado e de adotar bons hábitos como alimentação saudável e a prática de atividades físicas, as participantes puderam relaxar com escalda pés. As atividades aconteceram durante um dos encontros do Grupo de Terapia Comunitária Integrativa.

UBS Parque Bristol

A equipe reuniu as usuárias em uma quadra próxima à UBS para orientações sobre o autoexame das mamas e de também realizar periodicamente o Papanicolau, exame que detecta precocemente o câncer de colo de útero. Para incentivar a prática de atividade física, a ação foi finalizada com uma oficina de dança cigana.

UBS Vila das Mercês

Ao longo do mês, a equipe realizou orientações na sala de espera e nos grupos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), oferta de Papanicolau sob livre demanda, pedido de mamografia e prática de realização do auto exame da mama durante as consultas.

UBS Santo Elias

Para atrair as usuárias para a UBS e orientá-las sobre o autoexame das mamas em busca de sinais suspeitos, foi montado um mini estúdio e realizado um ensaio fotográfico amador, promovendo a autoestima das participantes. Além disso, foram realizados os devidos encaminhamentos de mamografia às pacientes elegíveis (mulheres de 40 anos ou mais com fatores de risco elevado).

"Organizar e registrar a sessão de fotos com o tema Outubro Rosa foi uma experiência inesquecível e profundamente transformadora. Desde o primeiro clique, senti uma conexão especial com cada mulher que estava lá. Cada uma tinha uma história única, cheia de superação, coragem e uma vontade incrível de viver e inspirar. Ver a força e a beleza que cada uma trouxe para as fotos foi emocionante. Sentir-se parte de algo tão importante, que representa a luta contra o câncer de mama, fez essa experiência ser ainda mais significativa", comenta Bianca Marianno, técnica em farmácia.

UBS Vila Formosa II

Para além do câncer de mama, a programação realizada pela Unidade abordou diversos temas relacionados à promoção da saúde, com teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferição da Pressão Arterial, coleta de Papanicolau, e orientações odontológicas, farmacêuticas e nutricionais. Sessão de meditação guiada, dinâmica sobre autoestima e palestra sobre violência contra a mulher também fizeram parte do evento.

UPA Mooca

Foi exibido um banner temático e disponibilizados folhetos com orientações sobre a doença. Além disso, para marcar o Outubro Rosa na unidade, foi agendado um dia para que todos usassem uma peça de roupa na cor da campanha, mostrando sua adesão à luta contra o câncer de mama.

UPA City Jaraguá

Usuários e profissionais participaram de palestras que abordaram, entre outros temas, os avanços e desafios no tratamento do câncer de mama, a importância do apoio psicológico e emocional e as diretrizes do SUS no tratamento da doença. A incidência do câncer de mama no público masculino também foi mencionada, esclarecendo que os homens também podem ser acometidos pela enfermidade.

"Agradecemos a todos os envolvidos e à participação de todos que tornaram essa ação possível. Nosso compromisso com a saúde e bem-estar continua, e esperamos seguir promovendo eventos que conscientizem e cuidem de nossa comunidade", ressalta Evelin Diniz, gerente administrativa.

As unidades mencionadas são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

De olho no seu corpo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o autoexame das mamas deve ser feito sempre que a mulher se sentir confortável (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas, como:

- Retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja

- Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã

- Vermelhidão da pele da mama

- Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço

- Inversão do mamilo

- Inchaço da mama

- Dor local

Caso encontre algum desses sinais, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

x