UBS Vila Carioca


Entre 1 e 5 de abril, a UBS Vila Carioca, localizada na Zona Sudeste de São Paulo, promoveu uma série de atividades voltadas à promoção e prevenção à saúde da comunidade. A iniciativa, chamada Semana da Saúde, foi da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Entre a programação, houve uma palestra sobre os cuidados que devemos ter com o coração, um dos principais órgãos do corpo humano. Atitudes simples, como realizar caminhadas diárias e alimentar-se de maneira saudável podem trazer muitos benefícios e evitar o aumento de fatores de riscos, como o colesterol alto e a hipertensão.

Outro assunto que esteve em pauta na Semana da Saúde da UBS Vila Carioca foi a Diabetes, doença que ainda causa muitas dúvidas em seus portadores quanto à alimentação correta e a necessidade da prática de atividades físicas regularmente.

Outro assunto que esteve em pauta foram os prejuízos causados pelo uso do tabaco, que foram expostos por meio de uma palestra.

Além disso, a Unidade promoveu grupos de caminhada e aulas de Tai chi pai lin, prática chinesa que consiste em exercícios de alongamento, automassagem, respiração e métodos para o relaxamento do corpo.

Segundo Adriana Molino, Gerente da Unidade, o objetivo do evento foi conscientizar os usuários sobre a importância de cuidarem de sua saúde e mostrar os caminhos mais simples para isso.

Orientações quanto à alimentação adequada e cálculo de Índice de Massa Corpórea(IMC) também fizeram parte das atividades oferecidas, além de aferição da Pressão Arterial e realização de exame de Diabetes.

 

 

vila carioca1

Foto: Radilson Carlos Gomes