Semana da Saúde 2013

  Todo ano, entre 1º e 5 de abril, é comemorada a Semana da Saúde, quando diferentes atividades de promoção, prevenção e proteção à saúde são realizadas em Unidades Básicas administradas pela SPDM/PAIS e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Na UBS Chácara Cruzeiro do Sul, localizada na região Sudeste da capital, foi realizada uma extensa programação visando o bem-estar da comunidade.

Na ocasião, as mulheres puderam fazer o exame de Papanicolaou, que é muito importante para detectar precocemente o câncer de colo uterino.

Os homens da comunidade também foram atendidos pela equipe, que preparou rodas de conversa com temas atuais, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e drogas.

Para os usuários que precisavam se desligar do stress do dia a dia, a Unidade promoveu atividades de relaxamento, como Tai-chi-chuan no jardim e massagem no “Espaço Zen” montado na UBS especialmente para a celebração da Semana da Saúde.

As atividades desenvolvidas não atingiram apenas os adultos. As crianças foram orientadas quanto à alimentação, a fim de evitar a obesidade infantil. O objetivo foi conscientizar os pequenos sobre a importância de alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos com freqüência, o que refletirá positivamente no futuro.

“A equipe se empenhou para elaborar atividades que atendessem a toda a família, desde os avós até os filhos e netos, a fim de que todos, independente da idade, se conscientizassem quanto à prevenção de doenças, o que pode ser feito de forma simples, com pequenas atitudes”, informa Evandro Luís Oliveira, Gerente da Unidade.

A programação da Semana da Saúde na UBS Chácara Cruzeiro do Sul, iniciativa da Supervisão Técnica de Saúde da Penha, contou ainda com grupo antitabagismo, grupo de caminhada e de planejamento familiar.

Além de receber os usuários, a equipe visitou residências para buscar hipertensos, tirar suas dúvidas e realizar aferição da Pressão Arterial.

O objetivo da ação foi orientar e conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a saúde, incentivando os usuários à prática de atividades físicas e realização de exames preventivos.

 

 

semana saude1

Comunidade participa de aula de Tai Chi Chuan