Especial Gestantes

A gestação é um momento muito bonito e intenso na vida das mulheres, e um período em que o corpo sofre muitas mudanças para receber e desenvolver o bebê.

Com o aumento da produção de hormônios, é comum que as futuras mamães sintam mais sono do que o normal, enjoem com frequência e sintam maior sensibilidade nas mamas. Estas mudanças, apesar de normais, podem gerar muitas dúvidas e receios.

Para esclarecer as questões apresentadas pelas gestantes da região de Sapopemba, em São Paulo, a equipe da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Jardim Sapopemba organiza mensalmente um grupo de orientação junto às usuárias cadastradas na Unidade.  A iniciativa partiu da equipe que, durante visitas domiciliares, consultas e  atendimentos pré-natais, percebeu os constantes questionamentos das gestantes e suas famílias. “A gravidez não atinge apenas a mãe. A família inteira é envolvida por este momento especial. Todos ficam na expectativa da chegada do bebê, por isso o grupo é voltado para a gestante e também para seu parceiro”, informa Thiago Vidal Vianna, Gerente da UBS.

Nos encontros, temas como a alimentação adequada durante a gestação, a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e para a relação mãe-bebê, cuidados gerais, higiene e sexo na gravidez são abordados e esclarecidos. Os grupos reúnem mensalmente entre 30 e 40 gestantes, que aprovam e valorizam a ação desenvolvida.

“O aprendizado que temos tido é maravilhoso. Recebemos informações para cuidados conosco e com o bebê, além de ser uma ótima oportunidade para a troca de experiências com as outras mães presentes”, afirma Andréa Gomes Almansa de Lima, gestante participante do grupo."


 

grupo gestantes 1

Grupo de Gestantes na UBS Jd. Sapopemba