Esporte é saúde

Programa da Prefeitura de São Paulo incentiva a comunidade à prática esportiva

Entre 8 e 12 de abril, o Programa Saúde no Esporte, administrado pela SPDM/PAIS e Prefeitura de São Paulo, promoveu uma série de atividades em Centros Esportivos Municipais da Capital. O objetivo da ação, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, foi incentivar a comunidade a praticar exercícios físicos regularmente e alimentar-se de forma correta, o que influenciará diretamente em sua saúde. 

“Quando falamos em promoção, prevenção e proteção à saúde, o esporte é um grande aliado, e ações como esta só trazem benefícios à população”, afirma Eva Souza Dias e Silva, Supervisora Técnica do Programa na SPDM/PAIS.

As atividades, realizadas em 61 Centros Esportivos, foram voltadas para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente da idade. Os presentes puderam participar de uma programação extensa, que contou com palestras sobre temas diversos relacionados ao esporte, aferição da Pressão Arterial, avaliação antropométrica (estudo do tamanho, peso e proporções do corpo humano) e avaliação odontológica, entre outras ações.

Além disso, profissionais de Educação Física realizaram avaliações pré-participativas com os usuários, a fim de direcioná-los a atividades físicas e grupos específicos, de acordo com suas necessidades.

“A expectativa é que, a partir de iniciativas como esta, a realização de atividades físicas se torne um hábito”, conclui Helena Lúcia Martins D'Arruda, Gerente Administrativo do Programa Saúde no Esporte na SPDM/PAIS.

 

saude esporte1  saude esporte2

Fotos: Radilson Carlos Gomes